top of page

ESCADA DAS CONTAS COLORIDAS


Se o seu filho está entre os 4 - 5 anos, este é um dos materiais que provavelmente você mais utilizará em matemática este ano. A Escada das Contas Coloridas, que representa as unidades de 1 a 9, é um material-chave ou melhor, a porta de entrada para um mundo novo no currículo de Matemática em Montessori.

Através da Escada das Contas Coloridas, a criança aprende a correspondência de um pra um, conectando quantidade ao símbolo, será introduzida às dezenas, adição e por aí vai. É um importante material introdutório para as Tábuas de Séguin também. Mais pra frente, este material auxiliará no estudo de raízes quadradas e cubos, operações básicas até equações algébricas complexas. Um material Montessori por excelência porque engloba muitos benefícios matemáticos diferentes.

Outro fato curioso é que ele é o primeiro material da série matemática a apresentar a codificação por cor. Essa codificação acompanhará todo o currículo matemático montessoriano, tornando uma importante ponte na elaboração de conceitos matemáticos mais avançados pela criança. Eis a codificação:

1 - vermelho

2 - verde

3 - rosa

4 - amarelo

5 - azul claro

6 - roxo

7 - branco

8 - marrom

9 - azul escuro

Por esse motivo, muitos exercícios de extensão desse material são sobre colorir as contas das correntes. Não é divertido?

Para crianças mais novas que ainda estão aprendendo a contar, esta é uma ótima lição na correspondência de um pra um.

A matemática Montessori, como vocês sabem, se move do concreto para o abstrato. Isso quer dizer que as Contas Coloridas são considerados materiais mais abstratos que as hastes vermelhas e azuis e a caixa de fusos, por exemplo. Sugerimos, portanto, observar o quanto de abstração matemática seu filho já incorporou e aí decida se é a hora apropriada de apresentar as Escadas Coloridas. Se não, volte para os materiais citados acima para uma base matemática mais forte. Agora, se seu filho for mais velho e já tenha domínio desses conceitos matemáticos, use e abuse desse material super versátil!

xxxThaís

bottom of page