top of page

A TORRE ROSA


A Torre Rosa é para mim um dos mais bonitos materiais montessorianos. O indefectível rosa pálido chama a atenção da criança sem que elas fiquem mais interessadas na cor do que nos blocos.Os blocos, por sua vez, são apenas blocos de empilhar e criar para as crianças e isso os tornam poderosamente engajantes.

Mas por trás de toda essa simplicidade, a Torre Rosa incorpora os propósitos da maioria dos materiais Montessori. Diretamente, a Torre Rosa exige discriminação de tamanho para ordenar os blocos. Esse julgamento inteligente sobre os diferentes tamanhos é um sutil desafio para as crianças menores.

Sensorialmente, a criança enxerga que os cubos são de diferentes tamanhos e também os sentem. Elas precisam utilizar as duas mãos ou esticar bastante seus dedos para pegar o cubo maior, enquanto que para pegar o cubo menor exige-se apenas a delicadeza da ponta dos dedos polegar e indicador.

A Torre Rosa chama a atenção da criança para os diferentes tamanhos para que ela eventualmente forme essa abstrata concepção e esteja ciente dessa qualidade em seu ambiente.

As crianças trabalham com a Torre Rosa no chão em cima de um tapete para que consigam construir a torre. O tapete delimita a área de trabalho evitando que os blocos se espalhem por toda a sala - e evitam também que o irmão ou colega venham trabalhar no mesmo espaço!

Além da consciência de tamanho, a Torre Rosa trabalha o controle do corpo e seus movimentos. Ao pegar bloco por bloco, a criança precisa refinar seus movimentos e é chamada a se concentrar.

Indiretamente, a Torre Rosa é tanto uma preparação para a matemática como para a linguagem. E é essa versatilidade que torna esses materiais didáticos tão geniais.

A Eduarda e a Beatriz, que estão com quase 3 anos, ainda trabalham a discriminação visual enquanto a Valetina de 5 anos refina seus movimentos buscando construir a torre com os blocos perfeitamente centralizados. Ela pega o cubo menor - que é também o controle de erro - e passa várias vezes por cada pavimento da torre. É vibrante sua obstinação e esforço para controlar suas mãozinhas e deixar todos os blocos precisamente alinhados.

O que vocês acham dos blocos de empilhar? Seus filhos tem algum brinquedo pedagógico parecido com a Torre Rosa? Passam horas e horas empilhando os blocos de várias maneiras? Por favor, compartilhe o jeito de brincar do seu filho com esse material e as lições que podemos tirar com isso.

Thaís

bottom of page