top of page

CAIXA DE FUSOS

A Caixa de Fusos é um material da matemática Montessori que oferece a criança uma maneira de solidificar o conhecimento dos números de 1-9, entender os numerais e suas respectivas quantidades de uma maneira bastante sensorial - segurando os fusos na mãos poderão sentir que 1 não é muito mas 9 é bastante!

Os princípios numéricos podem ser difíceis de entender para as crianças pequenas, porque, em termos de desenvolvimento, seus cérebros muitas vezes ainda não estão programados para entender a natureza abstrata do raciocínio matemático. A aprendizagem Montessori visa ajudar os pequenos a entender idéias conceituais com alguns exercícios táteis envolvendo a Caixas de Fuso. O aprendiz já deve ter conhecimento prévio dos números e seus respectivos nomes (Hastes Vermelhas e Azuis e Números de Lixa) e este material será seu primeiro contato sensorial com a quantidade.

Este material também irá introduzir o conceito de 0 (zero), que é um pouco complicado de explicar para a criança. Mas usando a Caixa de Fusos, ela conseguirá enxergar mais facilmente que zero é vazio, é nada!

Assim como em outros materiais Montessorianos, um controle de erro natural ocorre quando a criança termina de contar os fusos. Se sobram ou faltam fusos na caixa, a criança sabe que cometeu algum erro ao longo do caminho. E pode se corrigir sozinha, sem a ajuda de um adulto. É mais uma maneira de promover a independência da criança!

Relatamos que algumas crianças evitam um pouco a Caixa de Fusos - talvez elas pensem que são muito fáceis. Mas não se deixe enganar pela aparência extremamente simples e natural desse material. Ele carrega lições muito importantes para a abstração matemática da criança, além de conhecer os números de 0-9. Existe a espessura dos fusos que dá a sensação muscular nas mãos de "pouco" e "muito", a construção e desconstrução das quantidades e claro, a compreensão do zero. Então, nem pense em pular este material na sequência de estudos em matemática do seu filho. Ele tirará lições valiosas deste material!

Thaís xxx

bottom of page