top of page

CALENDÁRIO DO ADVENTO. HORA DE PLANEJAR!


Não dá pra acreditar que já passamos da metade de novembro! O ano voou de novo e aqui estamos, contando os dias para o Natal! Eu levei um susto quando vi a decoração de Natal linda que os vizinhos de conjunto aprontaram - no final de outubro! Bem, aqui em casa montamos a árvore na semana passada e eu estou satisfeita que as coisas esse ano não estejam tão atribuladas... Ano passado, nessa época, eu e minha mãe estávamos enroladas em linhas, panos e tesouras porque havíamos decidido costurar um Calendário do Advento para começar com essa linda tradição de natal na nossa família. Não preciso dizer que ele só ficou pronto nos 45 minutos do segundo tempo... Mas valeu muito a pena! O Calendário recriou outra atmosfera na nossa casa. O clima de aconchego das luzes da árvore de natal, um jantar a luz de velas preparado com carinho, a chuvinha lá fora... e uma pequena oração por noite! Quanta paz! Nossa família não poderia estar mais unida e em harmonia.

Na tradição do Calendário do Advento contamos os dias para o natal a partir do dia primeiro de dezembro. A cada noite preparamos alguma atividade ou oração e, depois do jantar, nos reunimos para um momento de meditação sobre coisas boas. Você pode ler um provérbio, ou uma palavra de incentivo, um ensinamento... algo que conecte toda a família, encha os corações de esperança e faça todos se sentirem seguros e amados.

Dentro dos bolsos do calendário, coloco um pequeno presente para as crianças (ok, às vezes até os adultos saem ganhando um chocolatinho). Pode ser um brinquedinho, adesivo, canetinha, terçinho, medalinha, vela, chocolate, uma balinha mais incrementada... eu gosto de embrulhar pra criar mais expectativa! Haha! É tanta festa que nem sei!

presentinhos calendário do advento

Mas o que eu mais gostei dos presentinhos que colecionei nesses últimos dias, foram as miniaturas do Anjo Gabriel e do menino Jesus que encontrei na Paróquia. Eu tinha preparado esses cartõazinhos (você pode baixar aqui) que vão contar nesses 24 dias a história do Anjo Gabriel anunciando a Maria sua gravidez, o nascimento do menino Jesus e como o mundo se encheu de esperança pela paz. No primeiro dia, as meninas vão receber o Anjo Gabriel e no dia 25, o menino Jesus. Achei que fez TANTO sentido!As meninas vão entender muito melhor a história do natal e ainda deu mais significado ao nosso calendário.

Essa é a tradição! Mais do que uma contagem regressiva, é uma maneira de estarmos juntos das pessoas que mais amamos num clima total de esperança, amor e paz. Estamos desacelerando e recarregando nossas energias!Poderia existir um jeito melhor de nos prepararmos para o grande dia de Natal?!

Bom fim de semana!

Thaís xxx

bottom of page