top of page

APRESENTAÇÃO DA SEGUNDA CAIXA DE CORES


Quando a criança domina com facilidade (pareamento e nomeação) a Primeira Caixa de Cores, ela mostra que está apta a trabalhar com a Segunda Caixa de Cores. Muitas pessoas perguntam quando podemos apresentar a Primeira Caixa de Cores para a criança e a resposta é: depende da intenção. Você pode oferecer este material para bebês de 18 meses mas provavelmente ele não conseguirá ir adiante e passar para o próximo nível, a Segunda Caixa de Cores. Por isso, dizemos que esse material deve ser apresentado a partir dos dois anos, que é quando a criança tem maiores condições de prosseguir com a atividade.

A primeira Caixa de Cores apresenta basicamente as cores primárias enquanto a Segunda Caixa de Cores compreende toda a gama de cores e apresenta, particularmente, as cores secundárias. Ela contém pares das cores:

Primárias:

Azul

Vermelho

Amarelo

Secundárias:

Verde

Laranja

Roxo

E também as demais cores:

Rosa

Cinza

Preto

Marrom

Branco

Quais os objetivos da Caixa de Cores 2?

  • Mostrar toda a gama de cores

  • Ensinar o nome das cores

  • Conscientizar a criança da cor e levá-la a observar o ambiente com inteligência

  • Desenvolver discriminação visual

  • Concentração

  • Ajudar a criança a apreciar a beleza

  • Preparar a criança para o trabalho de Artes (Em Montessori, matérias como Geografia e Matemática utilizam também codificação por cor, você ver ler sobre isso aqui e aqui).

Apresentação

Para a apresentação, separe um tapete de cor natural. O fundo neutro vai facilitar a observação das cores pela criança. A lição pode ser feita no chão ou na mesa.

1. Tire as placas da caixa segurando-as por sua extremidade de madeira. É importante demonstrar que não se deve tocar na parte da cor. As hastes de madeira devem estar na horizontal e não na vertical.

2. Coloque as placas espalhadas aleatoriamente sobre o tapete.

3. Pegue qualquer placa, leve a frente da criança e diga: "Eu quero achar uma cor que seja exatamente a mesma que essa". Então pegue a cor correspondente, coloque uma ao lado da outra para que a criança perceba que são iguais.

apresentação caixa de cores 2

4. Posicione o par no canto esquerdo superior do tapete.

5. Pegue outra placa, leve a frente da criança e diga: "Eu quero achar uma cor que seja exatamente a mesma que essa". Então pegue a cor correspondente, coloque uma ao lado da outra para que a criança perceba que são iguais.

6. Posicione o par no canto esquerdo superior da mesa, logo abaixo da primeira placa, formando uma coluna.

7. Como a criança já trabalhou com a Caixa de Cores 1, neste momento, você a convida a te ajudar a encontrar a cor que seja exatamente igual a que você selecionou.

8. A criança, então, fará o restante da lição.

9. Assim que terminar, peça que ela feche os olhos para que você misture as cores novamente. Deixe que ela repita a lição sozinha.

Apresentação de Linguagem - Lição de 3 períodos:

1º Período:

Nomeie as cores claramente e repita de 2 a 4 vezes.

Mande a criança fechar os olhos e misture as cores.

2º Período:

Peça à criança que aponte para a cor que você pede, ou

Peça à criança que lhe dê uma cor específica, ou

Peça à criança para colocar uma cor específica em um local específico.

3º Período:

Pergunte à criança: "O que é isso?"

Pergunte à criança os nomes de todas as cores.

Misture as cores e pergunte novamente.

Dicas:

  • Não sobrecarregue a criança introduzindo muitas cores novas ao mesmo tempo. Se sua criança for muito pequena ou você notar que ela tem dificuldade ou se perde na apresentação, apresente primeiro as cores primárias e secundárias.

  • Quando você sentir que a criança está mais confiante, apresente as demais cores.

  • Na lição de linguagem, use sempre uma cor conhecida da criança e outras duas cores "novas" (veja foto acima). As cores não devem soar nem as cores devem parecer tão parecidas (ex. azul e roxo, vermelho e laranja).

  • Se a criança esquecer o nome da cor no 2º e 3º período, não faça nenhum comentário. Apenas volte para o 1º período e nomeie as cores novamente.

E mãos à obra!

bottom of page