top of page

ENCAIXES DE FERRO


Os Encaixes de Ferro fazem parte da área de Linguagem e tem o propósito de preparar as mãos para a escrita. Ao trabalhar com o material, a criança consegue replicar todos os movimentos da mão necessários para escrever as letras.

O material consiste em 10 placas finas de metal com uma figura geométrica cortada ao centro. Na figura geométrica de dentro, há um pino pequeno que intuitivamente obriga a criança a fazer o movimento correto dos dedos para segurar o lápis (movimento de pinça). Todas as figuras geométricas que vemos no Encaixe de Ferro são encontradas em outros materiais montessorianos como o Gabinete de Figuras Geométricas.

Os Encaixes de Ferro são de ferro mesmo para que a placa pese sobre o papel e não escorregue facilmente. Se fosse de um material mais leve como o plástico, a criança teria bastante dificuldade em manter a placa imóvel, tornando o material irritante para a criança e perdendo o objetivo principal de movimentar as mãos para o de manter a placa parada.

Junto a esse material, na prateleira de Linguagem, encontramos uma prancheta específica para acomodar as placas, facilitando o trabalho da criança que ainda não conseguiu atingir maior controle das mãos. A prancheta poderá ser retirada caso a criança demonstre que não precisa dela. Um suporte para os lápis evita que eles se espalhem pela mesa, caia no chão e quebre a ponta e, principalmente, para manter o lugar de trabalho em ordem. Há também potes coloridos que separam os lápis por cor, deixando-os visíveis para a criança escolher facilmente com quais quer trabalhar.

A criança é livre para escolher com qual/ quais formas quer trabalhar e as cores de lápis que quer usar. Entretanto, ela deverá usar o material de acordo com as lições exibidas pelo adulto (pais ou professor). Por isso dizemos que Montessori educa o caráter da criança. Porque damos a ela o poder de escolha, os meios para organizar seu ambiente e sua mente e bons materiais para se desenvolver com plenitude.

São esses pequenos detalhes no método Montessori que o tornam tão bom. Montessori é bastante exigente por que sabe que é atuando nos padrões mais altos que se consegue a excelência. E é nesses padrões que queremos acostumar nossas crianças, certo?

bottom of page