top of page

O ALFABETO PERIGOSO, DE NEIL GAIMAN


O alfabeto perigoso, Neil Gaiman Gris Grimly

Conheci Neil Gaiman na biblioteca pública infantil de Brasília com o livro bem bacana Instruções, uma estória enigmática com ilustrações lindíssimas. O livro saia tanto do óbvio infantil que me chamou a pesquisar mais sobre a obra do autor. Encontrei o O Alfabeto Perigoso e imaginei que ele seguiria a mesma linha surpreendente do livro que havia lido.

Não sei como é ai na sua casa, mas aqui as meninas tem uma quedinha especial por bruxas e monstrinhos. Acho que quando esse tema é apresentado de maneira engraçada e despretenciosa, sem a intenção real de plantar o medo no coração das criancinhas, a leitura é válida. Como estou fazendo uma lista de livros que apresenta o abecedário para crianças, imaginei que Alfabeto Perigoso seria o livro ideal para ler para as meninas na época do Halloween.

Há. O livro é realmente surpreendente. Mesmo sendo um livro infantil, Gaiman não alivia a mão no terror. A estória é sobre dois irmãos e sua gazela que partem para uma aventura arriscada no subterrâneo da cidade e vivenciam cenas pavorosas. A linguagem é bem sombria e as ilustrações assustadoras. A estória tem uma linguagem poética que permeia todo o ABC mas difícil de ser compreendida por crianças pequenas, então eu diria que o livro é mais recomendado para crianças maiores de 7 anos. Essas sim poderão se divertir com o livro.

Aliás, o livro é cheio de simbolismo, como as treze duplas de rimas e falhas no alfabeto que o leitor deverá encontrar.

Indicado para leitores não convencionais e que adoram ser supreendidos, é uma ótima opção de leitura para os mais velhos nesse Halloween.

bottom of page