COMO COMEÇAR MONTESSORI AOS 5 ANOS

Se você conheceu Montessori depois que seu(s) filho(s) já está(ão) grandinho(s), não fique triste! Se serve de alento para o tempo perdido, "nunca é tarde para fazer Montessori". E olha, digo mais, eu conheci Montessori quando minha filha mais velha era bebêzinha e ainda acho que foi tarde! Eu queria mesmo era ter conhecido antes de pensar em engravidar, para que eu estudasse mais o método e me preparasse melhor para a chegada das minhas filhas. Então, pensando assim, antes tarde do que nunca.

Montessori é uma abordagem sobre a vida que respeita as verdadeiras necessidades de desenvolvimento de todas as pessoas na fase específica da vida (chamados Planos de Desenvolvimento). Por isso, não importa se seu filho tenha 3 dias de vida ou 17 anos, é nesse período de desenvolvimento que você deve focar e oferecer aquilo que a idade dele precisa.

Mas por onde começar? Como realizar as atividades propostas do jeito Montessori? Faz sentido trabalhar atividades que a criança já domina?

Em primeiro lugar, devo dizer que para começar Montessori em casa importa muito pouco a idade da criança, já que o "começar"depende muito mais da mudança de atitude do adulto, que buscará ser um "adulto preparado". Para tanto, devemos seguir alguns componentes-chave de Montessori:

INDEPENDÊNCIA

O objetivo da Educação Montessori é ajudar a criança a agir sozinha. "Eu faço sozinha" parece ser o lema das crianças até 6 anos. Elas buscam a independência simplesmente porque amam aprender "como fazer" as coisas. Para uma criança de 5 anos, podemos começar com coisas simples como permitir que a criança prepare seu próprio lanche, sirva seu prato, leve o prato para a pia e lave sua louça e limpe as migalhas da mesa. Ou cortar e descascar frutas com utensílios de verdade. Se servirem de água ou suco... arrumar sua própria cama e quarto. Eles podem, inclusive, serem estimulados a fazer isso para os irmãos mais novos que ainda não tenham essas habilidades.

Para quem pratica o homeschooling, a independência da criança reside em ser livre para escolher o que quer trabalhar e ser capaz de trabalhar sozinha, sem a interferência de um adulto.

AMBIENTE PREPARADO

O ambiente preparado serve para instigar a criança, estimular sua criatividade e a vontade de aprender. A criança deve ser livre para explorá-lo, tocar e manipular os objetos. Quando temos um ambiente bonito e interessante em casa, nós não precisamos forçar a criança a se interessar por nada.

Aos 5 anos, a criança já interage com o mundo de maneira mais consciente e busca explicações. As crianças dessa faixa etária mostram um interesse surpreendente em uma ampla gama de assuntos: música, arte, história, geografia, ciência, línguas e matemática. Nosso objetivo é criar um ambiente rico em experimentos, jogos, materiais e livros que a criança possa selecionar à medida que o interesse surge, proporcionando experiências sensoriais (com as mãos) e mentais para um propósito inteligente.

Além disso, o ambiente deve propiciar a autonomia da criança. Alguns itens ainda são importantes para a independência da criança de 5 anos em seu ambiente: banquinhos no banheiro e na cozinha, acesso fácil às suas roupas, mesa e cadeira proporcionais ao seu tamanho, etc.

SEGUIR A CRIANÇA

Seguir a criança significa confiar na criança e no que ela precisa naquele momento, indo de encontro com suas necessidades de desenvolvimento. Para isso, precisamos observar a criança, notar suas dificuldades, aquilo que ela ainda não domina. O que seu filho gosta de brincar, quais habilidades motoras ele está desenvolvendo, suas perguntas são sobre quais assuntos, quais tarefas de casa ele se interessa em ajudar, etc.

Em um ambiente homeschool, quando a criança não se interessa de jeito nenhum por determinada atividade, significa quase sempre que falhamos nessa observação e oferecemos a criança algo que ela não estava preparada para lidar. Eu fiz a demonstração correta de como trabalhar com o material? Talvez a criança precise de mais uma demonstração ou mais tempo e espaço ou até mesmo mais oportunidades para praticar a lição! Ou, ao contrário, quando oferecemos uma atividade que a criança já domina e já não oferece nenhum desafio novo, porque é muito fácil e deixa de ser emocionante para a criança.

LIBERDADE COM LIMITES

Em vez de serem servidos, a criança aprende a satisfazer suas próprias necessidades. E esta liberdade, como vocês podem ver, é seguida de uma enorme responsabilidade. Em casa, as crianças são preparadas para serem reais contribuintes dos afazeres do lar.

Nas atividades de homeschooling, o adulto pode preparar várias atividades que gostaria que a criança trabalhasse (exemplo: 1 atividade de matemática, 1 de linguagem, 1 sensorial e 1 de ciências e cultura) e, então, permitir que a criança escolha quais dessas atividades ela trabalharia de acordo com o tempo disponível. A criança deve, no entando, trabalhar os materiais disponibilizados com propósito, sendo expressamente proibido que a criança faça uso dos materiais para outras finalidades (brincar, por exemplo).

251 visualizações

SIGA A GENTE

  • ícone facebook club montessori
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon

M20 TECNOLOGIA LTDA ME

23.514.970/0001-00