top of page

A MAGIA DO GLOBO CONTINENTE


Um dos fatores que mais me fascinam em Montessori é a capacidade dos materiais didáticos montessorianos serem tão efetivos e tão divertidos ao mesmo tempo - um dos motivos dele ser confundido com "brinquedo" montessoriano. Um claro exemplo disso é o Globo Continente. Com ele, apresentamos a crianças muito pequenas o conceito de continente, seus respectivos nomes e seu lugar no mundo. Eu não sei como é o currículo das escolas tradicionais, se elas já apresentam esses conceitos para crianças a partir de 3 anos de idade, mas definitivamente esse material montessoriano coloca uma grande vantagem na compreensão desses termos pelas crianças pequenas com relação a outros métodos.

E o que torna esse globo tão especial é que as áreas dos continentes são mais salientes que a área azul que representa o oceano. Então a criança tem a sensação real de relevo. Como no Globo de Areia, onde a criança aprende o que é terra e o que é água no globo, os materiais montessorianos exploram com genialidade e simplicidade o sentido das crianças - e dá sentido a esses conceitos muitas vezes difíceis de serem assimilados.

Assim, outro sentido despertado pelo Globo Continente é o da visão, já que ele separa os 7 continentes por cores. As pessoas podem pensar equivocadamente que o globo é colorido para atrair a atenção das crianças. A verdade é que as cores codificam os 7 continentes permitindo que a criança faça assimilações entre a cor e o nome do continente. Essa codificação, presente em outras áreas como na matemática, segue por todo o currículo de geografia em Montessori. Assim, América do Sul será rosa em todas as lições e atividades apresentadas a criança.

O Globo Continente é apresentado logo após o Globo de Areia, sendo o segundo material na série de geografia Montessori. Ele prepara então para o mapa mundial em quebra-cabeça. Você notará que os continentes são da mesma cor nesses materiais, provocando aquele momento 'aha!' de reconhecimento! Os materiais geográficos montessorianos são tão intrigantes para as crianças que é quase impossível passarem despercebidos por elas. Isso torna a geografia altamente atraente.

A sala de aula Montessori é cheia de conexões e situações incríveis de descobertas! A criança começa explorando sensorialmente os materiais e, a medida que ganha confiança, vai ampliando seus conhecimentos. Aprender certamente é divertido aqui! E é aí que nasce a paixão por aprender.

Thaís xxx

bottom of page