top of page

O BRILHO DE MONTESSORI ATRAVÉS DOS TENTOS


Tal como acontece com todos os materiais do método, os Tentos são outro exemplo do brilho de Montessori. Nós poderíamos começar justificando esse brilho pela natureza metódica e progressiva das atividades, mostrando exatamente como elas se constroem, mudando lentamente do concreto para o abstrato. Ou poderíamos falar dos objetivos de natureza dupla das atividades, que não se prestam "apenas" a obtenção do conhecimento como também cria, simultaneamente, condições favoráveis que ajudarão no desenvolvimento pessoal da criança.

Como tudo em Montessori, há um controle de erro natural implementado na atividade. Isso significa que a criança, sem a supervisão ou correção de um adulto, pode explorar o mundo dos números de forma tangível e também de forma completamente independente. Se ocorrer um erro, com muitos ou poucos tentos deixados no final, a criança pode então voltar para corrigir o erro. Imagine a sensação de confiança, assertividade e anseio para descobrir o mundo que este método permite!

A atividade

Com a famosa atividade dos Tentos, observamos literalmente a criança aumentando sua compreensão matemática, peça por peça, à medida que ligam os tentos vermelhos às respectivas representações numéricas. A atividade possibilita a criança trazer o abstrato para o concreto, permitindo que "sinta" as unidades a medida que conta.

Os objetivos

  • Verificar a sequência de 1-10

  • Reforçar que cada número é formado por quantidades separadas

  • Indicar números pares e ímpares

  • Preparar para divisão

Enquanto eu tirava fotos da Valentina trabalhando com os Tentos, notei que ela tinha cometido um erro no número 4. Ela colocou 5 tentos no lugar de 4 e eu propositalmente deixei ela seguir sem interromper. Quando ela chegou no final da atividade, parou:

- Mamãe, aqui só tem 9 bolinhas (ela ainda não pegou o termo "tento").

E eu fingindo espanto, perguntei:

- Oh! E quantas deveriam ter?

Ela respondeu prontamente:

- Dez!

Então sugeri que ela contasse novamente os tentos embaixo de cada número para ver se a quantidade correspondia ao numeral. Não demorou muito para que ela percebesse onde errou. Eu não tenho palavras para descrever a expressão de satisfação no seu rosto quando percebeu, por si só, onde estava o erro!

Se eu não estivesse por perto, ela provavelmente tomaria essa iniciativa sem a minha sugestão. Ela saberia o que fazer porque a lição lhe foi apresentada algumas vezes, então ela tem confiança para agir assim. Desta forma, a criança não é dependente do adulto, ela tem o poder de aprender por si! E isso é brilhante!

Thaís xxx

bottom of page