top of page

DRÁCULA - UM LIVRO ABRA A ABA DE ARREPIAR, DE KEITH FAULKNER


Drácula - um livro abra a aba de arrepiar é o livro mais arrepiante que você poderia ler para seus filhos nessa semana de halloween! Escrito por Keith Faulkner e ilustrado por Jonathan Lambert, conta a história de aniversário do conde Drácula e nos coloca como convidado dessa festa horripilante! A autora, que já virou umas das nossas prediletas aqui em casa, nos envolve do começo ao fim no clima medonho e sombrio do local da festa: o castelo do chefe morcegão. É ridículo como sentimos o medo do convidado (nós!) a medida que se aproxima do castelo e nele adentra e é justamente das reações medrosas que as caretas e o riso comem soltos nessa trama!

O livro não é bem um pop-up (exceto por uma página) mas é cheio de abas com surpresas e textos bem bolados. Escrito na forma de poema, o livro transborda rimas divertidas - o que as crianças amam! A estória não provoca exatamente a sensação de medo nelas, embora tenha um suspense leve e engraçado contato através do medo real - e quase que patético eu diria se eu mesma não tivesse tanto medo de fantasmas - do convidado diante daquelas criaturinhas e o asco da gororoba que será servida na festa.

A Valentina desde muito pequena já se interessava por histórias assim e parece que eu acertei em cheio na escolha desse livro. Quando estava procurando por um livro de "terror" infantil para ela e vi que tinha esse da Keith, comprei sem nem olhar recomendações. Inclusive, o livro preferido dela aos dois anos era O ursinho apavorado, da mesma autora! Como disse antes, Drácula não intimida a criança mas zomba de uma forma muito particular do medo de fantasma. O livro é fantástico - e muito hilário!

Isso me fez lembrar de quando eu tinha uns doze anos e estava na livraria com meu pai e pedi a ele que comprasse o livro do Frankenstein. Quem levou o susto foi ele com a minha escolha e não deixou que eu levasse o livro de jeito nenhum sob o pretexto de que eu não dormiria a noite. Dá pra acreditar? hahahaha! Talvez toda essa proteção que recebi dos meus pais tenha tido o efeito contrário na forma como crio minhas filhas - vide a idade delas lendo Drácula! E não parece que elas perderam o sono por causa dele...

O que vocês acham de livros infantis com esse tema? Eu sei que no Brasil não temos a cultura de celebrar o halloween ou o dia das bruxas, exceto por algumas festas particulares, mas assim como aconteceu lendo esse livro, acho um bom pretexto para a família se divertir junta.

Thaís xxx

bottom of page