SOM INICIAL COM OBJETOS E LIÇÃO DE 3 TEMPOS


No curriculo Montessori, as letras do alfabeto não são apresentadas na ordem alfabética a, b, c, d, etc. O importante para nós aqui é trabalhar o som da letra e não a memorização dela pela criança, então essa ordem não interessa muito. Normalmente, agrupamos 4 a 5 letras variadas - incluindo 1 vogal - e propomos diversas atividades de fixação.

A lição de 3 tempos é a mais importante atividade de fixação em Montessori e está presente em t-o-d-a-s as áreas do conhecimento, e nas mais variadas atividades. Você vai usá-la em qualquer conteúdo e a toda hora. Como os materiais montessorianos, a Lição de 3 tempos é simples, objetiva e poderosa. =)

O trabalho de apresentar o som da letra para a criança é feito através das Letras de Lixa. Como nossas letras cursivas são idênticas ao nosso conjunto de letras de lixa e a Valentina já tem alguma familiaridade com o alfabeto móvel, eu quis usar as letras cursivas do Alfabeto Móvel. E claro, as letras soltas são bem mais atraentes! =)

Eu usei um tapete, um cesto com objetos relacionados às letras que escolhi e o alfabeto móvel. Então vamos lá!

APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO DE 3 TEMPOS

Primeiro, fiz uma revisão de todos os sons das letras usando o primeiro tempo da Lição de 3 tempos. Apontei para a letra e disse: - o som dessa letra é 'b'. O som dessa letra é 'a'. E assim por diante. Depois de pronunciar o som da letra eu pedi para ela repetir em voz alta.

Depois, procedi para o segundo tempo da lição. Então pedi a ela: - pode me mostrar o 'b'(som)? - pode me mostrar o 'p'? e ela apontava para a letra. Se ela errasse a letra, eu então voltava para o primeiro tempo e repetia o som da letra que ela tinha apontado (a letra errada): - o som dessa letra é 'p', você pode me mostrar o 'b'? A criança normalmente percebe o erro e consegue se corrigir sozinha - autoeducação.

No terceiro tempo a criança deve se lembrar do som da letra. Eu perguntei: - Qual o som dessa letra? Aqui é importante fazer uma observação e citarei o site Escola Maria:

"Alguns educadores sugerem que o terceiro tempo não deve ser feito logo em seguida aos outros dois. Em lugar disso, devemos esperar alguns dias para perceber se a criança usa o vocabulário aprendido espontaneamente e, em caso negativo, retornar aos objetos com uma perspectiva amigável, como: 'Você se lembra de alguma dessas letras?'"

Assim, se você esta apresentando esta lição para uma criança muito pequena ou notar que ela ainda não está preparada para responder a esta pergunta, não proceda para o terceiro período. Insista na lição mas foque no primeiro e no segundo tempo. Depois de algumas semanas trabalhando nisso, quando sentir que a criança possa conseguir responder a pergunta, volte a fazê-la.

Bom, no nosso caso, a Valentina completou a Lição de 3 tempos e mal podia esperar para parear os objetos em miniatura com as letras - atividade muito divertida de fixação. A cesta com as miniaturas provoca uma atração enorme nas crianças e por isso esses objetos são tão bem usados no ambiente Montessori.

É maravilhoso ver como elas ficam intrigadas e fascinadas com esses objetos e como eles são capazes de impulsionar suas ações em direção a atividade. A Valentina tirava um objeto da cesta empolgada, dizia o nome - frisando o som inicial - e colocava o objeto abaixo da letra correspondente. Se ela colocasse o objeto a baixo da letra errada, eu então dizia: - o som dessa letra é 'b'e nome desse objeto é 'p'orta. adivinha se ela errava uma segunda vez? =)

Vocês já praticaram essa atividade de parear objetos com as letras correspondentes a eles? Usaram a Lição de 3 tempos? Notaram alguma dificuldade ou perceberam a força de fixação dessa lição? Compartilhem suas experiências!

Thaís xxx

SIGA A GENTE

  • ícone facebook club montessori
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon

M20 TECNOLOGIA LTDA ME

23.514.970/0001-00