AS 5 ÁREAS DO CONHECIMENTO EM MONTESSORI


Nas reuniões de pais da escola, eu sempre noto a curiosidade dos pais quanto ao que se passa na sala de aula. O currículo montessoriano é realmente fascinante, tão amplo e acessível àquelas crianças... Desde muito cedo, elas já trabalham conceitos complexos como sintaxe, geometria, geologia, zoologia, entre outros, conduzidos por materiais realmente eficientes e entusiásticos.

Na escola, cada área do conhecimento tem seu próprio espaço. Então, haverá a estante de matemática e a estante de linguagem, separadamente. No entanto, todas as áreas se comunicam e muitos exercícios de linguagem são também de botânica e exercícios de matemática podem ser sensoriais, por exemplo.

Mas, trazendo Montessori pra casa, muitos de nós não temos tanta certeza de como os conhecimentos são organizados e o que podemos oferecer aos nossos filhos. Por isso, achei que pudesse ser interessante apresentar aqui as 5 áreas do conhecimento, ou as 5 chaves para o conhecimento, trabalhadas em Montessori:

1. Vida Prática - Inclui habilidades para a vida para ajudar a desenvolver a independência, coordenação, concentração, auto-controle, auto-consciência e auto-confiança. Compreende:

- Cuidar de si (preparar alimentos, calçar e vestir-se, lavar-se);

- Cuidar do ambiente (limpeza, jardinagem, cuidado com animais domésticos, ambientalismo);

- Graça e cortesia (saudações, boas maneiras e interações sociais);

- Controle do movimento (refinar movimentos, andar em linha, mover-se em silêncio).

2. Sensorial - Atividades que permitem a criança refinar cada um dos seus sentidos:

- Vista (visual);

- Toque (tátil);

- Cheiro (olfativo);

- Sabor (gustativo);

- Som (auditivo);

- Estereognóstico (reconhecimento sem o uso da visão).

3. Linguagem - É baseada na consciência fonética. A linguagem não é um tópico isolado, mas é executado por todo o currículo. A linguagem falada é a base para escrever e depois ler.

4. Matemática - Os conceitos, tão abstratos, são desenvolvidos com o uso de materiais de aprendizagem concretos. Cada exercício se baseia em outro e a criança passa gradualmente de concreto para áreas abstratas, como valor de lugar, adição, subtração, multiplicação e frações.

5. Cultura - Permite que a criança explore o mundo natural ao seu redor e compreende:

- Geografia (continentes, relevos, camadas da Terra, sistema solar);

- Zoologia (classificação, fisiologia dos animais);

- Botânica (ecologia, classificação, fisiologia das plantas);

- História (linhas do tempo, usando calendário);

- Ciência.

- Arte

- Música

Para os pais que buscam implementar a educação em casa ou homeschooling, um espaço no quarto ou na sala próprio para guardar as atividades e que seja acessível para a criança é altamente recomendável. O mais importante é estarmos cientes dessas áreas do conhecimento e termos certeza que estamos oferecendo de 'tudo um pouco' aos nossos filhos. ;)

SIGA A GENTE

  • ícone facebook club montessori
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon

M20 TECNOLOGIA LTDA ME

23.514.970/0001-00