top of page

QUEBRA-CABEÇA MONTESSORI DE ZOOLOGIA


Esqueça Torre Rosa, Hastes vermelhas, Cilindros Coloridos e todos os outros materiais Montessori. A maior sensação aqui em casa foram os quebra-cabeças de zoologia! Sério, as meninas vão e voltam nesse material o tempo todo e permanecem nele por muuuuito tempo! Montessori deve ter mesmo uma magia especial que atrai tanto a atenção das crianças, ao ponto de fazê-las parar (oh coisa difícil!), prestar atenção e se concentrar por um tempo. E é assim com esses quebra-cabeças - coisa que eu nunca vi com os quebra-cabeças convencionais que a gente costuma brincar aqui em casa. E olha que de quebra-cabeças eu entendo, tenho duas aficionadas em casa.

Mas se as crianças amam esses materiais, imagina a gente que sabe de todos os benefícios que eles trazem a elas! Eles são ótimos para coordenação olho-mão e para desenvolver a coordenação motora fina das mãos e como todo quebra-cabeça, o desafio de resolver problemas! É legal que esses materiais dão a oportunidade da criança colocar a mão na massa na hora de aprender sobre as partes do corpo dos animais e nomeá-las. Durante todo o currículo Montessori, usamos esse material para ir aprofundando o conhecimento da criança em zoologia através de extensões que trazem mais detalhes sobre os animais. Isso significa que esses quebra-cabeças podem ser usados por crianças de várias idades - pra não dizer que eu também amo montá-los!

O conjunto de quebra-cabeças representa as cinco principais classes de vertebrados:

  • cavalo (mamífero);

  • sapo (anfíbio);

  • tartaruga (réptil);

  • ave e

  • peixe.

É claro que não queremos que as crianças de dois anos saibam sobre isso, mas já podemos introduzir esses nomes na linguagem. Assim, elas vão criando repertório linguístico e conhecimento de mundo. Também podemos ir conversando ou contando histórias sobre as características de cada classe de vertebrados, assim: "a tartaruga é um réptil, igual ao jacaré! A pele deles é coberta por escamas e eles põem ovos! Cavalos não põem ovos, eles são mamíferos!"

Além de todo esse conhecimento agregado, o quebra-cabeça Montessori de Zoologia é feito em madeira e suas peças se encaixam perfeitamente. A bandeja serve como controle de erro, que pode ser removida para que a criança com mais prática tenha um novo desafio. Eu amo o ideal Montessori de trabalhar com materiais simples, bonitos e realistas. Caricaturas costumam perder a graça logo, não concordam? Esses quebra-cabeças são fiéis a isso.

Não é maravilhoso como podemos transmitir tanto conhecimento para nossos filhos enquanto eles "parecem" estar brincando? O que vocês acham de falar sobre esses conhecimentos que parecem tão avançados com crianças tão pequenas? Seus filhos gostam de quebra-cabeça? Estou curiosa para saber o que vocês pensam sobre isso!

Thaísxxx

bottom of page