CRIATIVIDADE COM CILINDROS COLORIDOS


Os Cilindros Coloridos fazem parte da área Sensorial do currículo Montessori que, basicamente, se ocupa em dar ordem ao ambiente da criança. Os materiais sensoriais isolam uma qualidade específica e guiam a criança para um melhor entendimento do mundo, organizando tudo que ela absorve do ambiente. Especificamente, os Cilindros Coloridos são usados para ajudar a criança a desenvolver discriminação visual (largura, comprimento e tamanho), ordem, ampliar e aprimorar os sentidos.

Na sequência de apresentação desses materiais na sala de aula, ele é o quinto, atrás dos Encaixes Sólidos, da Torre Rosa, a Escada Marrom e as Hastes Vermelhas.

Os Cilindros Coloridos são um conjunto de 4 caixas coloridas, cada uma com dez cilindros das respectivas cores: vermelho, azul, amarelo e verde.

As crianças amam esse material porque podem empilhar ou enfileirar os cilindros que, dependendo do conjunto a que pertencem, criam torres e fileiras bem diferentes uma das outras. Podemos também combinar duas ou mais caixas, empilhando cilindros com diâmetros iguais! É um material muito versátil, com muitas e muitas extensões e que nos permite aprofundar nas interpretações das diferenças de tamanho, inclusive com soluções de problemas.

Além do mais, não só são bons sozinho como também trabalham perfeitamente com os Encaixes Sólidos, com quais podemos inclusive comparar os pesos! Tantas conexões podem ser feitas através dos Cilindros Coloridos! A criança precisa mesmo se concentrar nas diferentes progressões de tamanho para empilhá-los, enfileirá-los ou combiná-los. Indiretamente, trabalham a musculatura das mãos - movimento de pinça ou a mão inteira - e são uma excelente ferramenta para a criança aprender a nomear o mais alto, mais baixo, mais largo, mais fino e assim por diante!

Dentre os materiais sensoriais, acredito que ele seja um dos mais criativos também! Podemos deixar a imaginação livre para criar as mais diversas formas e combinações e nos surpreender com os resultados. A simplicidade da forma e a nitidez das cores fazem o efeito especial. Com certeza um ótimo material para a família toda trabalhar junta. Quando estamos em casa sem ter muito o que fazer, este material é um coringa. Nós colocamos uma música legal pra tocar, sentamos no chão da sala com as meninas e começamos a empilhar e enfileirar os cilindros. Quando montamos a torre vermelha, a última peça é comprida e fina, bem difícil de equilibrá-la se a torre não estiver bem alinhada. Toda vez que a torre desaba, as meninas caem numa gargalhada boba que faz eu e meu marido rir ainda mais da bobice delas. Fora as palhaçadas, nós também trabalhamos duro pra conseguir combinar as peças e fazer uns trabalhos cooperativos de "arte". Um pingo de diversão para um domingo chuvoso.

Thaísxxx

SIGA A GENTE

  • ícone facebook club montessori
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon

M20 TECNOLOGIA LTDA ME

23.514.970/0001-00