4 ATIVIDADES DE VIDA PRÁTICA PARA OS 3 ANOS


As atividades de Vida Prática na família montessoriana não precisam ser exatamente estruturadas como na escola. A criança é incluída nos afazeres domésticos naturalmente, desde cedo, executando tarefas apropriadas para o seu estágio de desenvolvimento. Segundo Montessori, inúmeros são os benefícios dessa prática.

Podemos falar dos benefícios cognitivos desenvolvidos pelo uso multiproposital das mãos e do corpo, dos benefícios de caráter ao estimular a responsabilidade, disciplina e a ordem ou dos benefícios intelectuais na solução de problemas (consertar chuveiro, trocar pneu, pregar um quadro, etc).

Não menos importante, podemos falar da alegria da criança em poder contribuir com a casa, realizando um trabalho útil que todos os adultos fazem - inclusive ela! Ela pode sentir a confiança que seus pais depositam nela e se sente imensamente capaz. Para a personalidade, é uma injeção de auto-estima!

Mas algumas tarefas exigem prática para serem desempenhadas pra valer (o preparo de comida, por exemplo) e podemos incentivar algumas atividades de treino antes que a criança execute as tarefas com um propósito real.

Separei essas 4 atividades que podem ser desempenhadas por crianças acima dos 3 anos de idade com o objetivo de treinar o movimento das mãos:

1 - Verter Líquidos

Essa é uma das atividades mais tradicionais da Vida Prática e pode ser executadas por crianças ainda menores. O objetivo é treinar, treinar até a criança verter o líquido sem derramá-lo. Podemos substituir a água pelo leite ou suco.

2 - Bater líquido + sabão na tigela

Essa atividade é empolgante para as crianças. Que criança que não se fascina com espumas, né? No começo, a criança ainda não tem muita agilidade com as mão, seus movimentos não são perfeitamente circulares. Devemos mostrar que quanto mais rápido batemos a colher, mais espuma criamos. Elas vão entender a mensagem e se concentrarão no movimento das mãos para conseguir mais espumas que puderem! Depois, podemos trocar a água e o sabão por ovos para a criança preparar uma deliciosa omelete!

3 - Ralar rolha

E para o recheio da omelete, nada melhor do que queijo ralado! Mas antes, treine seu filho para ralar rolhas!

4 - Bater pinos com martelo no quadro de cortiça

Essa atividade ensina a criança a trabalhar com o martelo e pinos/ pregos. Podemos ensinar a criança a segurar o pino pela cabeça, orientar o movimento do martelo na direção certa, mostrar o controle da força que precisamos fazer - nem tão forte, nem tão fraco, e tirar os dedos quando o martelo acerta o pino. Ela exige uma coordenação olho-mão maior, pois a criança precisa segurar o pino com uma mão e com a outra bater o martelo, acertando a parte achatada. Indiretamente, desenvolve habilidades motoras finas ao pegar a cabeça do pino com a ponta dos dedos, fortalece a mão em preparação para a escrita e estimula independência e concentração.

IMPORTANTE: Esta atividade contém partes pequenas e cortantes que podem ser engulidas, portanto, somente ofereça essa atividade sob supervisão de um adulto.

Espero que tenham gostado!

SIGA A GENTE

  • ícone facebook club montessori
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon

M20 TECNOLOGIA LTDA ME

23.514.970/0001-00