SE RELACIONAM? UMA ATIVIDADE DE PRÉ-LEITURA

Um pincel e uma paleta de tintas... a galinha e o ovo... uma mesa e uma cadeira... O que mais podemos associar uma coisa a outra?

Muitas atividades de pré-alfabetização podem ser trabalhadas com a criança de modo a enriquecer seu vocabulário, desenvolver a linguagem oral e ajudá-la a formar associações que auxiliarão bastante no processo de aquisição da leitura e da escrita. Em Montessori, costumamos trabalhar bastante com cartões e jogos de linguagem, antes mesmo de apresentar os materiais originais de linguagem. Um desses materiais são os jogos de associação como o Cadê meu Par?, da Brincadeira de Criança.

Esses jogos de associação contém imagens que podem ser reconhecidas facilmente pela criança pois estão presentes no seu dia-a-dia enquanto desenvolvem a compreensão de como esses itens etão associados uns com os outros. São ótimos jogos para desenvolver a percepção visual e o raciocínio lógico.

Por que os jogos de associação são uma atividade pré-leitura?

Esses jogos exigem que a criança pense cuidadosamente em como as coisas estão conectadas ou relacionadas entre si. Ao aprender a tarefa de ler e escrever palavras, a criança deve ter um forte sentido do que "vai junto". Por exemplo, ela deve entender que o som / s / vai com a letra "S". Consequentemente, devem entender que o /s/ vai com a palavra sapo.

Com os cartões de associação podemos levar a conversa sobre o uso dos itens, onde eles podem ser localizados, bem como uma introdução sobre características físicas de objetos e substâncias.

Eu gostaria que os quebra-cabeças não viessem com o fundo colorido. Cada par do jogo tem uma cor diferente, o que torna mais fácil para criança parear as peças buscando as cores iguais do que pensando sobre os objetos que se relacionam. Os encaixes do quebra-cabeça também são iguais e isso anula o controle de erro. E, sendo super exigente, seria perfeito que as imagens fossem reais e não desenhos. Isso sim seria um perfeito brinquedo montessoriano! =)

Mas mesmo assim esse material tem sua valor. Alguns pares saem um pouco do óbvio e enriquecem o vocabulário da criança, como o navio e a âncora, cavalo e ferradura. Isso é ótimo! E ele é feito em madeira que, além de mais durável, é bastante sensorial (peso, calor, textura...)!

Thaís xxx