PESQUISAS MOSTRAM OS BENEFÍCIOS DA EDUCAÇÃO MONTESSORI

Navegando pelo twitter neste final de semana, encontrei essa matéria publicada pelo jornal inglês The Guardian mostrando os benefícios da educação montessoriana. O que torna esse tipo de educação tão diferenciada das demais? "Um método de ensino que se concentra no desenvolvimento pessoal." É por aí. Montessori não se presta somente a passar informações do mundo, alfabetizar e ensinar a fazer contas. Montessori educa o caráter da criança. Não se trata somente de desenvolver habilidades cognitivas e motoras, mas ordenar pensamentos e ações, ter disciplina e responsabilidade. Autonomia e respeito por si e pelo outro. Crianças mais bem preparadas para a vida.

A tradução do texto é livre e você pode encontrar o texto original nesse link.

"Um método de ensino que se concentra no desenvolvimento pessoal ao invés de exames produz filhos mais maduros, criativos e socialmente habilidosos, descobriram cientistas.

Psicólogos americanos descobriram que, em toda uma série de habilidades, as crianças das escolas de Montessori superaram os resultados de uma educação tradicional.

Os alunos de Montessori, de cinco anos de idade, estavam melhor preparados para leitura e matemática, e os alunos de 12 anos escreveram ensaios "significativamente mais criativos" usando estruturas de sentenças mais sofisticadas.

Algumas das maiores diferenças foram observadas nas habilidades e comportamentos sociais. As crianças Montessori mostraram uma maior sensação de "justiça e equidade", interagiram de forma "emocionalmente positiva" e eram menos propensas a se envolverem em "situações duras" durante os tempos de interrupção.

O sistema escolar foi inventado no início dos anos 1900 por Maria Montessori para educar crianças pobres da Itália, sua terra natal. Existem mais de 5.000 escolas Montessori nos EUA e cerca de 600 no Reino Unido, onde são financiadas de forma privada. O método desencoraja as medidas competitivas tradicionais de conquista, como notas e testes, e enfoca o progresso individual e o desenvolvimento de cada criança.

Crianças de diferentes idades compartilham as mesmas classes e são encorajados a colaborar e ajudar uns aos outros. Materiais educacionais especiais são usados ​​para manter as crianças interessadas, e há ênfase nas "habilidades práticas da vida".

Os pesquisadores, que relataram suas descobertas na revista Science, compararam crianças de três a 12 anos em uma escola Montessori em Milwaukee com as de outras escolas na mesma área.

Os pais ganharam lugares para seus filhos na escola Montessori sem nome, entrando em uma "loteria" administrada pelo departamento de educação local. Todos os pais dos alunos nas escolas estudadas, tiveram renda similar entre US $ 20.000 (£ 10.500) e US $ 50.000 (£ 26.000). As crianças foram testadas quanto ao desempenho mental, habilidades acadêmicas e habilidades sociais e comportamentais. Angeline Lillard, da Universidade da Virgínia, que co-liderou o estudo, disse: "Encontramos vantagens significativas para os alunos Montessori nesses testes para ambas as faixas etárias. "Particularmente notáveis ​​são os efeitos sociais positivos da educação Montessori. Normalmente, o ambiente doméstico supera todas as outras influências nessa área".

Não só crianças de cinco anos das escolas primárias estão melhor preparadas para os "três Rs", como também tiveram pontuações mais altas em testes de "função executiva". Esta é a capacidade de se adaptar a mudanças e problemas complexos, e é visto como um indicador do futuro sucesso da escola e da vida.

Embora as crianças Montessori não tenham sido regularmente testadas ou classificadas, elas também fizeram exame de soletração, pontuação e gramática, como aquelas que receberam aulas convencionais.

Os alunos do Montessori mais velhos eram mais propensos a escolher "respostas mais positivas e acertivas" ao lidar com situações sociais desagradáveis, disseram os pesquisadores. Eles também mostraram um "maior senso de comunidade" na escola. Os cientistas concluíram: "A educação Montessori promove habilidades sociais e acadêmicas que são iguais ou superiores às promovidas por um grupo de outros tipos de escolas".

O Dr. Lillard planeja continuar a pesquisa rastreando alunos de ambos os grupos por um longo período de tempo. Ela também espera repetir o estudo em outras escolas Montessori e tradicionais e avaliar técnicas específicas de Montessori.

Mas alguns criticam Montessori. Alguns pais acreditam que o ambiente da sala de aula é "muito livre", enquanto outros questionam as prioridades de ensino Montessori, ou o fato de as crianças não terem lição de casa.

Na Grã-Bretanha, o governo está financiando um projeto conjunto com a Associação Escolas Montessori para desenvolver a prática de ensino em uma escola primária estadual pela primeira vez. O objetivo é elevar os padrões na escola primária de 350 alunos, em Gorton Mount, no centro da cidade de Manchester. A escola, onde 36 línguas diferentes são faladas e 71% das crianças têm refeições gratuitas, teve sete professores em seis anos e foi colocado em medidas especiais.

A associação realizará a sua conferência anual em Londres amanhã. O porta-voz da educação dos conservadores, David Willetts, deve abordar a conferência, que analisará a prevenção da exclusão nas salas de aula Montessori."

Thaís xxx