top of page

CUPCAKE DE FRAMBOESA COM MIRTILO


Nessa época do ano as framboesas e mirtilos estão com preços mais acessíveis, então aproveitei para fazer uma receita de cupcake vegano

com esses dois ingredientes que há muito tempo queria fazer com as meninas. A receita é de um livro que eu adoro Cozinha Vegana para o dia a dia da Gabriela Oliveira. Tem tanta receita boa e prática!

As meninas adoram ajudar na cozinha. Elas são do tipo que topam qualquer negócio: lavar batatas, picar tomatinho-cereja ou descascar cenoura. Não podem me ver na cozinha que já ficam ansiosas em ajudar. E essas mãozinhas pequenas e curiosas podem ser de grande ajuda, se você deixar!

Eu gosto da idéia das meninas prepararem receitas saudáveis, simples e gostosas. É a melhor maneira de promover consciência para uma alimentação saudável, sem precisar de um discurso neurótico de que pode comer isso mas não pode comer aquilo.

Pro bem da verdade, essa não é exatamente uma receita simples por causa da quantidade de ingredientes. Mas uma vez que você separa as quantidades certas em potinhos, num piscar de olhos a receita tá pronta! Muito mais rápido que as meninas gostariam, eu acho!

E olha, tudo tem seu lado positivo. Mais ingredientes significa também mais potinhos para virar na travessa (que é a diversão do negócio) e uma variedade de nomes que elas não estão acostumadas a ouvir no dia a dia: fermento, bicarbonato de sódio, açúcar demerara, raspas de limão... além das ordem em seqüência: primeiro nos vamos peneirar os sólidos, em seguida vamos misturar os líquidos, etc. Cozinha é um laboratório riquíssimo pra criança.

Então vamos a receita!

Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo

1 xícara de farinha integral

1/2 xícara de açúcar demerara

1 colher sopa de linhaça moída

1 colher sopa de linhaça

1/2 colher sopa de fermento químico em pó

1/4 colher de bicarbonato de sódio

1 xícara de leite vegetal

1/3 xícara de óleo

1/2 colher chá de suco de limão siciliano

raspas de 1/2 limão siciliano

125 gramas de mirtilos e framboesas frescas

Preparo:

1. Penere todos os ingredientes secos num recipiente: as farinhas, o açúcar, a linhaça, o fermento e o bicarbonato.

2. À parte, misture os líquidos: leite, o óleo, o suco de limão-siciliano e as raspas de limão.

3. Despeje lentamente a mistura líquida no recipiente das farinhas e mexa com o fouet até incorporar bem os ingredientes.

4. Junte na massa metade dos mirtilos e framboesas e misture gentilmente.

5. Coloque nas forminhas e distribua por cima algumas das frutinhas que sobraram.

6. Leve ao forno pré-aquecido a 180C por cerca de 15 a 20 minutos.

E tá pronto!

Olha a cara de orgulho dessas mestre-cucas!

bottom of page