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MAIOR QUE, MENOR QUE E IGUAL


Hoje vamos mostrar uma maneira muito legal de ensinar os símbolos da matemática maior que, menor que e igual. Essa atividade é muito leve e divertida e podemos usa-la nas férias para dar uma refrescada nos números antes de começarem as aulas.

Você pode fazer os símbolos facilmente usando apenas 4 itens: palito de picolé, papel ou EVA, tinta verde e cola. Se você tiver esses olhinhos de boneca fica muito legal, mas se não, desenhar fica bom também. O que importa é atrair a atenção da criança para a atividade.

Ensine para seu filho que o jacaré é muito guloso e está faminto! Ele sempre quer comer os números maiores, então sua boca sempre vai estar aberta na direção do número maior! Quando os números são iguais, ele não consegue se decidir e fecha a boca, formando o sinal de igual.

Fácil de memorizar, né?

Agora vou te mostrar como podemos trabalhar esses conceitos com crianças de diferentes idades mudando os materiais de matemática montessorianos para atingir, inclusive, outros entendimentos e objetivos.

1 - Fusos

Com os fusos, nós não precisamos apresentar os numerais, apenas as quantidades. É interessante que a criança conseguirá sentir em suas mãos que o 9 é maior (e mais volumoso) que o 1, por exemplo.

Essa atividade ajuda a fixar também a habilidade de contagem, além de organizar o pensamento com os conceitos de maior que, menor que e igual.

2 - Tentos

Com os tentos, introduzimos os numerais e, com a ajuda dos tentos, a criança consegue literalmente visualizar qual número é o maior.

3 - Números de Lixa

Os números de lixa vão ajudar a criança a relatar no papel a resposta.

4 - Contas Coloridas

Com as contas coloridas, podemos apresentar a comparação entre decimais:

5 - Misturando os materiais

Misturando os materiais, forçamos a criança a aprofundar mais o pensamento. Ela vai notar que um número pode estar representado de diferentes maneiras mas significam a mesma coisa:

Ou não se deixarem enganar pelas aparências:

O legal dessa atividade é que ela pode ser usada por crianças de várias idades, a depender do material de matemática Montessori que você vai utilizar. Os conceitos maior que, menor que e igual não é lá tão difícil de compreender quanto outros conceitos matemáticos mais abstratos mas ele é importantíssimo para organizar o pensamento da criança.

Já os símbolos, esses sim vão precisar de prática até a criança saber qual símbolo representa o quê. Mas com a história do jacaré, decorar a direção do símbolo de maior ou menor não vai ser problema nenhum pro seu filho!

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