top of page

CALENDÁRIO DO ADVENTO E MONTESSORI

Alguns dias atrás, publiquei esse post sobre como preparamos a tradição do calendário do advento aqui em casa. Mas o que, afinal, o calendário do advento tem a ver com Montessori? Bem, Maria Montessori era católica e, apesar de cientista, ela acreditava na importância da religiosidade na educação da criança. A visão holística dessa mulher sobre a educação infantil é maravilhosa e pode ser estuda mais a fundo em Educação Cósmica.

Mas tem outro outro ponto importante que pode ser tirado dessa tradição natalina: a linearidade do tempo. Quem tem filho pequeno sabe o quão difícil é explicar o ontem, o hoje e o amanhã para uma criança. Então, montessorianos tomaram a tradição do advento para explicar essa situação para a criança, numa oportunidade única de se contar os dias para o natal.

Ana Junior, moderadora do grupo Montessori para Famílias (se você ainda não segue, corre lá porque tem ótimas dicas) do facebook, publicou esse texto maravilhoso sobre a ligação de Montessori com o Calendário do Advento. Eu não poderia ser tão clara na explicação, então tomei a liberdade de pedir a ela para replicar o texto aqui pra vocês, e ela gentilmente concordou. Obrigada pelas palavras, Ana!

....

Calendario do Advento e Montessori

O calendário do advento vem sendo muito utilizado por famílias que aplicam a filosofia montessoriana em casa e aqui passamos a explicar o porquê.

A linearidade do tempo – A compreensão da passagem do tempo é extremamente abstrata para as crianças. A partir dos três/ quatro anos, aproximadamente, começam as perguntas: “falta muito tempo?”, “que dia é hoje”, “quando faço aniversario?”.

Na tentativa de ajudar a criança a ter a noção do tempo que passa, é muito comum utilizarmos a “Linha do tempo” (fiz outra Linha do tempo atualizada para o ano 2018, você pode baixar aqui), a qual mostra os 365 dias do ano, suas estações e eventos que acontecem no decorrer do ano. As crianças passam a apreciar o presente (o que eu vou fazer hoje), passa a lembrar do passado (eu fiz aniversario no inicio do ano) e esperam pelo futuro (final de semana vou à casa da vovó).

O calendário do avento segue o mesmo principio. O mês de dezembro é apresentado preferencialmente em linha reta, com os números em ordem crescente e até vai até o dia 25.

Exemplos de calendários do advento, com inspiração montessoriana (linearidade + ordem crescente):

O mês de dezembro pode ser mais harmonioso, focado na família e com a participação ativa da criança - Compras, férias, comercio, amigo secreto, consumismo, Papai Noel, nascimento de Jesus, trânsito, presentes, shoppings... Um turbilhão de eventos – e sentimentos – parece coincidir em um único mês. Muitas famílias têm recuado à correria e procuram seguir o caminho inverso, justamente para encontrar harmonia e paz num mês tão simbólico e especial. Desta forma, o calendário do advento pode ser uma forma de desacelerar a correria do mês de dezembro, ao consagrar um tempo precioso à família e permitir a participação ativa das crianças nos preparativos natalinos.

A proposta é fazer pequenas atividades para cada dia do mês de dezembro, como por exemplo:

• fabricar cartões de natal para a família (avos, tios, primos..) • fazer bolachinhas juntos • doar brinquedos (e entregar num abrigo de crianças) • passear e ver as luzes de natal na cidade • “dia da massagem coletiva na família”* (sim! E porque não? Um presente de afeto, contato e cuidado!) • “escolha uma atividade que você queria realizar”** (dar a possibilidade de a criança decidir o que ela quer fazer!) • decorar as janelas • fazer uma guirlanda • fazer a massinha de sal com motivos natalinos • Pintar a massinha feita em casa...

Cada dia, uma pequena surpresa. Enfim, são inúmeras as alternativas que podem propiciar um momento agradável – e conexão - com os filhos. Desta forma a espera pelo grande dia será mais prazerosa e a criança terá a sensação de ser genuinamente incluída nos preparativos.

Desejamos a todos participantes do grupo um lindo e harmonioso dezembro.

A Moderaçao

Depois que li essa explicação da Ana, parece que tudo fez mais sentido. E eu simplesmente amei todas as idéias de atividades para fazermos com nossos pequenos. Eu acho que pode tornar o natal ainda mais inesquecível para eles! Prontos pra começar a tradição em casa? Ainda dá tempo!

E se você tem vontade de introduzir o conceito de dias, meses e anos para seu filho do jeito Montessori, você pode baixar gratuitamente e imprimir esse calendário 2018 que criei para vocês.

Thaísxxx

bottom of page