CESTA DE RIMAS COM DOWNLOAD

Como tenho três filhas em idade pré-escolar, nós costumamos praticar bastante o som das letras para que elas se familiarizem com elas antes da alfabetização. Com a Eduarda e a Beatriz de quase 3 anos, eu uso livros de alfabeto e já já vou apresentar as letras de lixa. A Valentina de 5 anos já trabalha com alfabeto móvel.

Mas tão importante quanto o som inicial é trabalhar o som final das palavras com as crianças dessa fase. Assim, a rima desempenha um papel super importante na aquisição da consciência fonológica dos pré-escolares. Não é a toa que as cantigas de roda são recheadas de rimas engraçadas (e que às vezes não fazem sentido nenhum) e muita repetição:

Galinha Choca

Galinha choca

Comeu pipoca

Saiu pulando

Que nem pipoca

Sapo Jururu

Sapo Jururu na beira do rio Quando o sapo grita, ó Maninha, diz que está com frio A mulher do sapo, é quem está la dentro Fazendo rendinha, ó Maninha, pro seu casamento

Peixe vivo

Como pode o peixo vivo Viver fora da água fria Como pode o peixe vivo Viver fora da água fria

Como poderei viver Como poderei viver Sem a tua, sem a tua Sem a tua companhia Sem a tua, sem a tua Sem a tua companhia

Os pastores desta aldeia Ja me fazem zombaria Os pastores desta aldeia Ja me fazem zombaria

Por me verem assim chorando Por me verem assim chorando Sem a tua, sem a tua Sem a tua companhia Sem a tua, sem a tua Sem a tua companhia

Crianças de todas as idades amam essas músicas mas a medida que crescem é interessante torná-las mais conscientes da relação dessas palavras. Eu amo a abordagem da aprendizagem montessoriana porque é tão concreta, divertida e lúdica! Nós aprendemos melhor quando tocamos, pegamos e mexemos do quando apenas vemos ou ouvimos.

Aqui está uma atividade montessoriana sobre rimas que pode fazer muita diferença na compreensão delas pela criança:

Material:

8 a 10 pares de objetos que rimam

2 cestas

1 tapete

Como apresentar

Divida os pares em duas cestas. Pegue uma das cestas, retire um objeto por vez e peça para a criança falar o nome do objeto em voz alta. Forme uma coluna com os objetos da primeira cesta.

Em seguida, a criança escolhe um objeto da segunda cesta, diz o nome em voz alta e o coloca ao lado do objeto que rima. Em alguns casos, precisamos nomear claramente os objetos, enfatizando o som principal (no caso o som final - a rima).

Mas se você está sem idéia de quais objetos pegar pela casa para fazer essa atividade, ou simplesmente está sem tempo de prepará-la, já adiantei seu lado e organizei um trabalho de rimas que é pro seu filho não ficar sem essa atividade! você pode baixar gratuitamente aqui.

Nesta atividade, por exemplo, usei os objetos: pomada e escada, vassoura e tessoura, pato e gato, borboleta e chupeta, joaninha e linha, sapo e guardanapo, castanha e aranha, ovelha e abelha.

Thaís xxx