top of page

LETRAS DE LIXA


Minhas filhas vão completar 3 anos daqui uns dias e eu quero apresentá-las as letras de lixa, já que ano que vem não pretendo colocá-las na escola. Eu acredito que elas estão totalmente no período sensível para os sons e formas das letras. Nós viemos praticando o som das letras através de livros, especialmente o Meu primeiro bichonário, que é um grande sucesso aqui em casa. Mas agora está na hora de seguir para materiais mais... desafiadores, vamos dizer assim.

Esta é uma atividade perfeita de pré-escrita porque as crianças usam as pontas dos dedos para traçar as letras. Acho muito legal que os cartões mostram para a criança por onde começar e em qual direção ir.

O que são as letras de Lixa

As letras de lixa são placas de madeira (ou um material mais resistente) lisas e pintadas de azul (para vogais) e vermelho (para consoantes) com letras recortadas em lixa ou qualquer outro material mais abrasivo. As letras fornecem uma maneira tátil e visual para ajudar as crianças aprender o alfabeto.

Quando você usa as Letras de Lixa, você está ensinando a criança 3 coisas: a forma da letra ou a sensação de sua forma, como se escreve e como se pronuncia o seu som. A abordagem Montessori é ensinar de forma multi-sensorial.

Qual a idade recomendada

A partir dos 3 anos.

Como apresentar as Letras de Lixa

Primeira coisa: apresente no máximo 3 letras por vez. Aliás, 3 letras é a quantidade ideal. Então, vá com bastante calma porque essa etapa de preparação para alfabetização talvez seja mais importante que a alfabetização em si. Não apresse, não corrija e não force a criança a fazer a atividade se ela não estiver interessada ou preparada. Montessori deve ser prazeroso.

Sempre apresente as letras de Lixa em uma mesa.

No Método Montessori, ensinamos as letras através da Lição de 3 Tempos:

Primeiro Tempo apresentamos a letra apenas pronunciando o som fonológico e mostrando como se traça a letra com os dedos, sem dizer mais nada. Fazemos isso 3 ou 4 vezes e então passamos o cartão para a criança fazer o mesmo. É muito importante que ela pronuncie o som da letra ao traçá-la.

Segundo Tempo associa o som fonético a letra ("me mostre"). Você pede que seu filho faça algo simples com as letras e ele deve saber corresponder o som da letra a letra de lixa. Por exemplo: "Me mostre a letra /c/". "Me dê a letra /a/". "Coloque a letra /t/ em cima do sofá". Se estiver muito difícil para ele, volte para o primeiro período ou até mesmo retire uma letra e trabalhe apenas com duas.

Terceiro Tempo faz uma recapitulação ("o que é esse?"). Apenas vá para esse período se a criança dominar os dois primeiros tempos. Você aponta para uma das cartas e pergunta: "O que é esse?" A criança deve ser capaz de responder com o som da letra. Caso não consiga, não faça nenhum comentário e volte a trabalhar o primeiro e segundo período.

Por que as Letras de Lixa são tão eficazes?

À medida que a criança usa a ponta dos dedos para traçar a forma da letra, uma memória muscular é desenvolvida e reforçada. Isso se traduz em sucesso e confiança nas tentativas posteriores de escrever as letras, pois as mãos e a mente estão familiarizadas com os movimentos necessários para formar a letra.

Além disso, esse material didático tem um controle de erro natural. Se a criança desliza os dedos para fora do traçado da letra (por isso a placa é lisa e a letra áspera), ela é capaz de perceber por si mesma e se corrigir sem precisar da ajuda de um adulto.

Dicas

Antes de apresentar novas letras, revise as que já foram dadas anteriormente e trabalhe posteriormente com qualquer uma que necessite.

Ao apresentar as letras pela primeira vez, lembre-se de escolher letras que sejam significantemente diferentes tanto em som como em forma. Por exemplo, 'd' e 's' são bastante contrastante na aparência, enquanto que 'b' , 'd' e 'p' são bastante semelhantes para serem mostrados em conjunto. Da mesma forma, 'm' e 'n' tem sons muito próximos, enquanto que 'm' e 'i' fariam um par altamente contrastante.

Outra dica é sempre incluir uma vogal no trio de letras que você escolheu para apresentar.

bottom of page