LIÇÃO DE 3 TEMPOS: O QUE É E PORQUE É IMPORTANTE

Ao longo das atividades montessorianas propostas, você notará que sempre usamos a Lição de 3 Tempos. Pra quem está chegando agora e não conhece muito de Montessori pode estranhar o termo e ficar perdido sem saber do que se trata. Mas na verdade, a Lição de 3 Tempos é algo bem simples e objetivo, como tudo em Montessori. Mas você precisa enter as entrelinhas para tirar o máximo proveito dessa poderosa lição. E é isso que vamos explicar agora.

O que é a Lição de 3 Tempos

A Lição de 3 tempos é um ponto-chave do método Montessori para se introduzir um novo conceito (ou vocabulário - nomes e qualidades) para a criança. Ele é usado para mover a criança do conhecimento básico para o domínio do conceito/ vocabulário trabalhado. Podemos dizer que ela é um ponto de chegada, reconhecimento e aprendizagem experimental da criança com o material didático Montessori.

Como se apresenta

A Lição de 3 Tempos é conduzida pelo adulto com poucas e precisas palavras. Nós não precisamos fazer uma explanação geral e insistente. Assim, para apresentarmos a Lição, precisamos isolar o conceito que queremos trabalhar. Como exemplo vamos usar a Torre Rosa para explicar à criança o conceito de grande e pequeno (usando o cubo maior e o cubo menor).

Primeiro Tempo: Introdução (Isto é...)

No primeiro tempo, vamos dizer o que é o termo que vamos trabalhar. Pegue o cubo maior. Diga à criança: "Isto é grande... grande." Depois pegue o cubo menor e diga: "Isto é pequeno... pequeno."

  • Repita muitas vezes o termo enquanto aponta para o item.

  • Peça para a criança repetir em voz alta. Deixe ela pegar, sentir, manusear e explorar o item.

  • Não há motivo para pressa. Há beleza na calma serena da lição.

Segundo Tempo: Associação/ reconhecimento (Me mostre...)

No segundo tempo, o adulto dá algum comando para a criança realizar:

Me mostre...

Me dê...

Aponte...

Segure...

Coloque na cesta...

Coloque em cima da mesa, etc.

Escolha um comando e faça isso com todos os objetos. "Me mostre o grande. Me mostre o pequeno." Em seguida, escolha outro comando e faça o mesmo. Dê o mesmo comando para todos os cubos e faça muitos comando diferentes para fixar o conceito.

Neste período, estamos observando se a criança consegue associar o nome/ conceito/ ao objeto. Não é a hora ainda de pedir a criança que verbalize o nome/ conceito ainda.

Normalmente, o segundo tempo é dado em um outro momento, depois que já trabalhamos bastante o primeiro período. Muitos adultos se apressam em dar o segundo tempo da lição logo após o primeiro sem, no entanto, a criança ter praticado o suficiente. Este é o período mais crítico e deve durar mais tempo. É nesse momento que o adulto tem a oportunidade de rever e reforçar o vocabulário, bem como ver as conexões que a criança fez.

E se a criança cometer algum erro nesse período...

Você pede para a criança te mostrar o grande e ela mostra o pequeno. O que fazer nessa hora?

Simplesmente diga: "Este é o pequeno. Pequeno." enquanto aponta para o cubo pequeno. Depois aponte para o cubo grande e diga: "Este é o grande. Grande." E só depois disso faça outro comando.

Desta forma, eu não preciso dizer que a criança errou e fazê-la sentir que falhou.

Você deve seguir com o segundo tempo da lição até estar certo que a criança assimilou o conceito.

Terceiro Tempo: Recaptular/ Lembrar... (O que é...)

Coloque o cubo grande e pequeno na frente da criança. Isole um dos cubos e pergunte a criança: "O que é isso?" Continue até que a criança tenha nomeado todos os objetos.

Assim, no terceiro tempo é que pedimos para a criança nomear o objeto. Isso pode acontecer alguns dias após a lição do segundo período, pois o domínio muitas vezes leva algum tempo. Observar a criança é crucial. Uma vez que o objetivo final é ajudar a criança a dominar a informação para si mesmo, passar para o terceiro período muito cedo, coloca o adulto muito propenso a corrigir a criança.

Se no entanto o período um e dois foram feitos corretamente, respeitando o ritmo da criança, sem ferir sua auto-estima, a criança deve fazer o terceiro período sem maiores problemas. Portanto, só devemos passar para o terceiro tempo quando tivermos certeza que a criança terá sucesso.

Importância da Lição de 3 Tempos

É importante entender que o conhecimento adquirido durante essas lições se torna o ponto de partida para a próxima busca do conhecimento da criança. Toda vez que uma criança domina uma habilidade ou uma idéia, ela se torna mais forte, mais competente e mais independente e quer aprender mais.

O grande diferencial da Lição de 3 tempos é que ela é capaz de mostrar para o adulto se a criança realmente dominou o assunto e se já está pronta para seguir adiante.

Resumindo

Primeiro Tempo refere-se a exatidão da palavra e associação da percepção sensorial com o nome - Isto é grande. Grande.

Segundo Tempo faz-se a distinção do objeto com relação ao nome - Me mostre o grande.

Terceiro Tempo destina-se a lembrar-se do nome correspondente ao objeto - O que é isto (apontando para o grande)?

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