top of page

SACOLA ESTEREOGNÓSTICA


Você sabe o que Estereognóstico quer dizer? Muitos de nós nunca ouviu falar e outros tem uma vaga lembrança desse nome... mas vocês sabem o significado? Estereognóstico significa conhecer as coisas por sua forma ou reconhecimento sem o uso da visão.

Maria Montessori deu uma importância gigantesca para a educação sensorial da criança, criando uma área do conhecimento em seu currículo dedicado especialmente a ela, com materiais próprios. As crianças montessorianas tem uma percepção sensorial bastante apurada, desenvolvida por meio de inúmeras atividades que aguçam seus sentidos.

Uma dessas atividades, que você pode facilmente preparar em casa, é a sacola estereognóstica ou sacola dos segredos. Esta atividade sensorial clássica é preparada para a criança exercitar e refinar a habilidade de sentir e comparar formas que não podem ser vistas. Trabalhar com esse jogo é mais do que isolar o sentido do tato da criança, é também trabalhar a sua concentração.

O que você precisa

1 sacola opaca

Aproximadamente 20 objetos pequenos e bem diferentes

1 venda para os olhos

Para apresentar em grupo

Originalmente, essa atividade é feita em grupo na sala de aula. O adulto coloca uma mesa ao seu lado e faz um semi-círculo com as crianças. Ele retira os objetos da sacola um por um e coloca em cima da mesa. Se a criança quiser apalpar os objetos, ela poderá. Diga o nome deles e peça para a criança repetir o nome para ter certeza que ela conhece todas as peças. Uma vez que a criança está familiarizada com os objetos, guarde-os na sacola.

No dia seguinte, com as crianças sentadas em semi-círculo, o adulto pergunta quem gostaria de colocar as vendas e tirar um objeto da sacola, senti-lo e descobrir o que é sem olhar.

Avise as outras crianças que elas não podem falar o nome do objeto antes que a criança com as vendas descubra o que é. Se a criança com as vendas errar o objetos, elas vão falar de qualquer jeito. =)

Qualquer criança poderá fazer a atividade, até a sacola estar vazia. Se as crianças gostarem do jogo, colocamos os itens dentro da sacola e jogamos novamente.

Quando e como mudar os objetos

Quando a criança conhece todos os objetos, eles poderão ser trocados. Entretanto, não troque os objetos sem antes consultar a criança.

Diga a ela que da próxima vez você colocará outros objetos na sacola. Quando a criança realmente aprecia algo, ela gosta de ser avisada com antecedência de que aquilo foi mudado. Elas podem, inclusive, querer ajudar na escolha dos objetos para a sacola.

Toda vez que mudar os objetos, faça a presentação deles, da mesma maneira que fez quando apresentou pela primeira vez a atividade.

Qual a idade recomendada?

Geralmente antes dos 5 anos. Para crianças mais velhas, você pode usar objetos menores.

Como apresentar individualmente

1 dia antes de realizar a atividade, chame a criança e diga que você tem algo a lhe mostrar. Mostre todos os itens que estão dentro da sacola, colocando todos os objetos em cima de uma mesa. Se a criança quiser apalpar os objetos, ela poderá. Diga o nome deles e peça para a criança repetir o nome para ter certeza que ela conhece todas as peças. Uma vez que a criança está familiarizada com os objetos, guarde-os na sacola.

No dia seguinte, chame a criança e pergunte se ela gostaria de colocar as vendas e tirar um objeto da sacola, senti-lo e descobrir o que é sem olhar.

Sabemos que quando a criança toca o objeto com os olhos vendados, uma imagem se forma na sua cabeça e com essas informações ela consegue identificar qual é o objeto sem usar o sentido da visão.

Em casa, você pode optar pela apresentação individual ou com todos os filhos (desde que estejam prontos prontos para realizar a atividade e que tenham idades próximas) ou quando os amiguinhos vieram para brincar. Como tenho 3 meninas (aí a vantagem de uma família grande!), uma de 5 e duas de 3, essa atividade em grupo foi um sucesso! As meninas se divertiram a valer! Não queriam parar de jogar! É um ótimo jogo para se fazer, inclusive, em aniversários!

Quando fiz a atividade com uma de cada vez, no entanto, notei que elas se concentravam muito mais. Enfim, adorei fazer essa atividade com as meninas: é fácil de fazer e bastante flexivél.

bottom of page