top of page

GLOBO DE TERRA E ÁGUA


O Globo de terra e água, também conhecido como Globo de lixa, é tanto um material do currículo de Ciência e Cultura como também do currículo sensorial.

Este material introduz o conceito do globo representando o planeta Terra. Ele também define claramente o conceito de terra e água através de suas excepcionais características: a água azul e lisa e as formações de terra representada por uma "elevação" de textura arenosa.

É muito fácil para a criança distinguir, tanto tátil quanto visualmente, as partes de terra e água no globo.

Uma descomplicada e franca representação do mundo onde vivemos, que pode ser apalpada, analisada e então, compreendida pela criança. O mundo, aqui, literalmente, cabe naquelas pequenas mãozinhas!

"Este é o nosso planeta Terra. Nosso planeta Terra é feito de terra e água."

É basicamente assim que apresentamos esse material às crianças e, a partir dessa simplicidade toda, avançamos para construir conhecimentos mais abstratos do mundo político: continentes, países e topografias em geral.

Não consigo pensar em outra maneira mais fácil de apresentar o "mundo" para crianças tão pequenas e é por isso que me encanto sempre com o método Montessori.

Objetivo

O objetivo principal do Globo de lixa é apresentar os conceitos de terra e água para crianças da pré-escola.

A partir dessa lição, a criança percebe a forma do mundo onde vive e compreende como as massas de terra e água estão distribuídas na Terra.

Uma vez compreendido essas premissas básicas, a criança terá fundamentos para compreender, então, os continentes através do Globo Continente.

bottom of page