top of page

BOLSINHAS DE PAPEL - COSTURA PARA OS 5 ANOS

Estamos naquela semana gostosa entre natal e ano novo. Parece que a gente está no modo-espera e tudo anda mais devagar, sem pressa... Ah, como eu amo esses dias! Estou aproveitando para fazer coisas com as meninas que eu sempre deixo pra depois nos dias normais (de muita correria!). Costurar é uma delas! Desde pequena eu gostava de brincar com linhas e agulhas. Me lembro de passar as férias na casa da minha avó em Belo Horizonte bordando telas o dia inteiro!

Costurar é uma atividade de Vida Prática em Montessori que trabalha coordenação olho-mão, a destreza das mão e a concentração das crianças. Não só isso. As atividades de vida prática preparam a criança para a vida, dando-lhe independência e senso de ordem.

Costurar não é mesmo uma atividade fácil. A concentração e o esforço da criança em colocar a linha no buraco da agulha e o cérebro trabalhando o raciocínio para acompanhar o vai e vem da agulha é tão visível!

Eu preparei essa atividade para a Valentina de 5 anos mas deixei as irmãs menores fazerem também para ver o resultado. Enquanto a Valentina que já tem alguma prática com a costura se saiu bem, o desafio para suas irmãs mais novas foi muito grande e elas não tiveram paciência para terminar.

Ter um propósito é importante não só para o início, mas também para terminar uma tarefa. Assim, procurei alguma coisa que despertasse o interesse delas - que criança não gosta de esconder pequenos objetos em bolsas?! Costurar pode ser muito gratificante quando o produto final é algo útil para a criança.

As meninas adoraram suas bolsinhas de papel e aproveitaram para enche-las de castanha para comer no parque.

Costurar também faz a imaginação da criança brilhar e abre caminho para muitas produções criativas. Escolher o tecido, estampas, a cor da linha, o projeto... faz a criança raciocinar sobre a sua criação, ponderando a combinação estética dos elementos .

bottom of page