top of page

PAR OU ÍMPAR? ENSINE COM OS TENTOS!


Vocês já repararam como os materiais Montessorianos são versáteis? Um único material pode oferecer diferentes lições e novas perspectivas de análise para a criança. Os Tentos não são diferentes (nós já falamos sobre ele aqui). Com ele, podemos ensinar as crianças os numerais de 1 a 10 e sua sequência correta, a contar, relacionar numeral com quantidade, preparar para a divisão e... ensinar os números pares e ímpares!

Os Tentos dão a impressão muscular e visual dos números pares e ímpares, possibilitando que a criança "sinta" os números enquanto contam. Os tentos são colocados em pares abaixo do numeral e, nos números ímpares, o último tento é colocado ao centro, destacando que aquele número não tem par.

A Valentina começou a atividade da maneira convencional, colocando os números na seqüência correta e depois os tentos abaixo dos números. Depois, expliquei a ela que alguns números formavam pares ou que tinham um companheiro e outros não, ficavam sozinhos. Os que tinham um companheiro eram chamados de números pares e o que ficavam sozinhos eram chamados números ímpares.

Você pode fazer as seguintes perguntas para a criança:

- O 2 é um número par ou um número ímpar?

- Quais são os números pares? Quais são os números ímpares? ou

- Vire os números ímpares.

Linguagem

Par e ímpar com certeza será um novo vocabulário para o repertório do seu filho que está na pré-escola. Mas além do conceito que trabalhamos nessa lição, podemos incentiva-lo escrever essas palavras. Eu criei essa atividade para ser feita preferencialmente junto com os Tentos para que a criança tenha a sensação visual e muscular dos números. Os Tentos conseguem materializar a abstração matemática do conceito de par e ímpar para a criança de forma fenomenal. Mas não desanime se não tiver o material. Você vai ver que a atividade pode ser feita sem ele também.

atividade montessori par impar imprimir

Essas extensões (você pode imprimir aqui) podem ser trabalhadas por crianças de várias idades e graus de desenvolvimento. Eu fiz páginas para crianças que são alfabetizadas em letra cursiva (Montessori alfabetiza normalmente com cursiva) e páginas para as crianças acostumadas com letras de forma. Também pesquisei bastante letras pontilhadas que fossem o mais fiel possível da letra cursiva ensinada nas escolas. Embora o resultado geral seja aceitável, as letras 'r' e 's' deixaram bastante a desejar, se parecendo com letras de forma. As palavras também estão sem acento porque essas fontes não aceitam acentos. =(

Espero que mesmo com essas intercorrências a criançada aproveite esta atividade.

bottom of page