top of page

TERRA, AR E ÁGUA


Hoje vou compartilhar com vocês uma das lições mais introdutórias do currículo infantil de Geografia em Montessori. É uma lição bem divertida que ensinará os conceitos de terra, ar e água para as crianças pequenas. É importante que elas já tenham sido apresentadas ao Globo de Terra e Água, o qual apresentará o formato do nosso Planeta Terra, do que ele é formado e como seus elementos estão distribuídos. Inclusive, o globo de terra e água pode auxiliar bastante nesta atividade!

Eu expliquei para minha filha (segurando o Globo de Terra e Água) que o nosso Planeta Terra é feito de terra, ar e água. Então mostrei a ela esses frascos com terra, água e ar para que ela tivesse uma representação real do nosso objeto de estudo no instante em que explico esses conceitos.

O que vamos fazer em seguida é reforçar esses conceitos pedindo para a criança classificar onde essas miniaturas de animais vivem. É um ótimo exercício tanto de interpretação quanto de organização (ordem).

Esses animais em miniatura são perfeitos para a atividade pois são bem realistas! Nós evitamos usar caricaturas nas nossas atividades para que a criança conheça primeiramente a realidade como ela é.

No começo a criança pode sentir alguma dificuldade em classificar os animais (uma das minhas filhas sentiu enquanto a outra da mesma idade não), mas foi só ela entender o propósito da atividade para ela conseguir completar a lição. Sinal que a atividade colocou a cabecinha dela pra pensar (será que ela já havia pensado onde esses bichinhos viviam de forma tão organizada?!)

Adoro quando a gente consegue enxergar as conexões sendo formadas na cabecinha deles com lições tão simples como esta!

bottom of page