top of page

SÓLIDOS GEOMETRICOS - FACES, VÉRTICES E ARESTAS


Essa semana trabalhei novamente com os sólidos geométricos com a Valentina. Fiquei surpresa em ver como a criança consegue progredir com facilidade no currículo Montessori, mesmo se tratando de geometria. hehehe

O que utilizamos na atividade foram os sólidos geométricos e esses cartões (você pode imprimir aqui) que irão:

  • nomear os sólidos geométricos

  • estudar a quantidade de faces

  • estudar a quantidade de vértices

  • estudar a quantidade de arestas

Eu tenho muito claro na memória a confusão que eu fazia entre vértices e arestas na minha época de escola e essa atividade me mostrou que quando aprendemos tocando e sentindo, a aprendizagem é muito mais concreta simplesmente porque ela não precisa ser memorizada!

Para identificar as faces, passamos os quatro dedos por toda a superfície do sólidos:

Fiquei maravilhada em ver como a Valentina assimilou rapidamente esses conceitos e quão foi sua independência para realizar a atividade!

Achei graça quando ela notou que iríamos classificar os sólidos pelo número de faces e ela fez questão de reordenar todos os sólidos só pra ficar na sequência numérica correta (tudo bem que está da direita pra esquerda - ela começou pela esfera)! hahaha! Crianças montessorianas!

Para identificar os vértices, procuramos as pontinhas dos sólidos com o polegar e o dedo indicador e para as arestas, passamos o dedinho nas "linhas" dos sólidos.

Minha dica pra fazer a atividade em casa é ir aos poucos. Cada criança tem um ritmo e um interesse diferente, então, se você notar alguma dificuldade do seu filho em realizar a atividade, comece com menos sólidos. Faça primeiro a atividade de nomeação e só depois que você sentir que ele fixou esses conceitos, passe para o próximo cartão e assim sucessivamente.

Os cartões servem também como um controle de erro. As vezes a criança se perde na contagem e os cartões que sobram vão indicar se ele está certo ou não.

As cores diferentes e atraentes dos cartões também são importantes para que a criança entenda que estamos trabalhando coisas diferentes. Se fossem todos brancos, a chance dela se confundir é enorme!

bottom of page