ALFABETIZANDO: ENCONTROS VOCÁLICOS

OK, já treinamos o som das letras incontáveis vezes, as crianças vão pouco a pouco se familiarizando com as letras, fazendo a correspondência entre o som e a grafia. Coisa linda de ver! É a alfabetização acontecendo diante dos nossos olhos!

Mas e depois daí, o que mais podemos fazer para andar nesse processo tão importante? Podemos trabalhar os encontros vocálicos, o som que eles fazem quando são pronunciados juntos e rapidamente. É bom que a criança já ganha uma maior consciência fonológica de todos os sons que as vogais da língua portuguesa tem (orais e nasais)!

O alfabeto móvel é um aliado fundamental nesse processo, possibilita a criança construir as pequenas palavras que os encontros vocálicos produzem, como: ai, ei, oi, ui, ei, eu, etc.

Eu coloquei as vogais em linha e perguntei para a Valentina:

- Quando encontramos alguém, o que falamos? Oi! O-i. Ela então pegava as letras e as colocava no tapete, formando a palavra. Uma pequena palavra , simples, curta, mas uma palavra que a criança em fase de alfabetização consegue dominar, escrever e ler! E ai entramos em um outro campo, o campo da auto-confiança. Sem ela, a criança paralisa, não evolui por medo de fracassar. Se damos um desafio maior do que a criança consegue suportar, ela nem tenta.

Mas quando ela é bem sucedida, seu espírito é invadido por uma confiança que a faz não temer novos desafios. "Eu consigo!"

Daí pra criança escrever uma palavra maior, como "boi", é um pulo! E assim acontece o milagre da alfabetização!

SIGA A GENTE

  • ícone facebook club montessori
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon

M20 TECNOLOGIA LTDA ME

23.514.970/0001-00