top of page

FAÇA VOCÊ MESMO: COLAR DE MACARRÃO COLORIDO


As crianças montessorianas são acostumadas a enfiar contas e mais contas em cordões como exercício de coordenação motora fina. E elas amam!! Todas as minhas filhas ficam hooooras (ok, nem tanto, mas alguns bons minutos) fazendo essa atividade.

Me lembro que um dia a Beatriz estava agitadíssima aqui em casa, nervosa, chorando e implicando com as irmãs o tempo todo. Não sabia mais o que fazer com aquela menina. Daí, do nada, escuto um silêncio. Fui atrás saber o que ela estava aprontando dessa vez, já que esses silêncios repentinos sempre precedem alguma arte, né... E o que eu vi foi a cena mais linda do mundo: ela havia encontrado uma maleta de contas que a Valentina tinha ganhado de aniversário, nela haviam contas coloridas e cordões de nylon em cores néon, tão bonitos! Ela estava tão concentrada que nem os meus chamados para saber onde ela estava puderam tirá-la daquele estado de atenção. E ali ela ficou, muito tempo, enfiando cuidadosamente as contas que eram pequeninas mas que entravam no fio de nylon com uma certa facilidade. Ela fez um cordão bem grande, do tamanho do tempo da sua concentração. Quando acabou o espaço no fio de nylon, ela veio pra mim esfuziante, pedindo para eu amarrar o cordão porque ela tinha feito um colar! Ela estava tão orgulhosa! Até hoje ela carrega esse colar pra cima e pra baixo, como uma conquista. E certamente foi!

Então, procurando uma atividade legal para o final de semana, encontrei essa! Colar de macarrão colorido! As crianças mesmo podem tingir os macarrões, pois esse processo que encontrei não necessita cozinha-lo.

VOCÊ VAI PRECISAR:

1. Penne ou qualquer macarrão com furinho

2. Corante alimentício (usamos as cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e roxo)

3. Álcool-gel

4. 6 sacos plásticos - ou um para cada cor que escolher usar

COMO COLORIR OS MACARRÕES

1. Coloque o macarrão sem cozinhar num saco plástico

2. Dê algumas esguichadas de álcool-gel dentro do saco

3. Coloque algumas gotas de corante alimentício no saco

4. Agite o saco até o corante se misturar completamente no macarrão

5. Tire o macarrão do saco e espalhe em um jornal para secar ao sol.

Importante: Você precisa color o álcool-gel antes do corante alimentício para que ele se misture homogeneamente.

Esperei o macarrão secar (nesse processo, é muito rápido!) e só depois fizemos a atividade.

Além do trabalho motor de enfiar os macarrões na linha e a concentração, outros propósito de fazer um colar de macarrão de arco-íris eram chamar a atenção da criança e trabalhar seqüência lógica (tá pensando que eu sou boba?! =). No papel, fiz círculos coloridos com a seqüência certa das cores do arco-íris.

A atividade acabou sendo super completa! As crianças participaram desde a preparação do tingimento do macarrão até a fabricação do colar, trabalhando os movimentos das mãos, raciocínio lógico e nome das cores.

Um lindo trabalho que a criança pode fazê-lo praticamente sozinha, sem precisar da interferência de um adulto! Gostaram?

Um ótimo final de semana, pessoal!

bottom of page