GRAÇA E O CONTROLE DO MOVIMENTO


É na primeira infância, entre os 3 a 6 anos de idade, que os músculos e nervos são mais maleáveis, tornando este momento o mais propício para a prática de exercícios que refinam os movimentos do corpo. A criança precisa praticar, aperfeiçoar e consolidar seus movimentos.

Um dos principais objetivos do Método Montessori tem sido incluir a educação do movimento no conjunto único e indivisível da educação da personalidade infantil. Uma pessoa verdadeiramente educada economiza nos seus movimentos, sem executar nenhum movimento supérfluo, atingindo assim a perfeição. É aqui que se inicia o futuro de uma pessoa distinta ou grosseira, frisava Maria Montessori (em Pedagogia Científica).

São esses pormenores da educação montessoriana que fascinam as pessoas. A educação do ser Humano como um todo, passando pelo intelecto, psíquico e também o comportamental.

Maria Montessori estudou um meio que pudesse auxiliar as crianças a tornarem o equilíbrio de seu corpo mais consistente e encontrou na atividade de Andar em Linha, um exercício para um movimento essencial da criança: o andar. É através dessa atividade, estritamente planejada, que a criança aprende a "desenvolver a coordenação do movimento; direcionar o corpo para realizar ações com controle, precisamente e deliberadamente, como uma expressão de si mesmo e de sua inteligência." Joen Bettmann

Andar em linha é uma excelente atividade para o equilíbrio da criança e para o "senso do outro" As crianças precisam andar mais depressa ou mais devagar, de acordo com o colega logo a frente ou logo atrás dele.

"Ela não terá aprendido somente a mover-se, realizar gestos úteis, mas terá ainda adquirido uma graça de movimento: a harmonia de seus gestos, a expressão de seus olhos revelam a vida interior nascida em seu íntimo" Maria Montessori

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