top of page

DISCRIMINAÇÃO VISUAL COM ENCAIXES SÓLIDOS


As crianças pequenas normalmente contemplam o mundo sem tomar muita consciência daquilo que observam. Nós precisamos chamar a atenção da criança, mesmo para as qualidades mais comuns como cor e tamanho, a fim de fazê-las enxergar o mundo com mais discernimento.

Os Encaixes Sólidos são os primeiros materiais sensoriais apresentados à criança. Com ele a criança terá uma noção muito concreta das dimensões e aprenderá a julgar os tamanhos de tudo ao seu redor. Gradualmente, a criança conquista a concepção abstrata de tamanho, tornando-se não só mais interessada em observar seu ambiente como também a observa-lo de modo mais inteligente.

Você pode explicar sobre tamanho para as crianças através do discurso mas ao usar um material com controle de erro que permite um aprendizado concreto, facilitamos a internalização do conceito pela criança. Os Encaixes Sólidos isolam o fato que estamos estudando, neutralizando as outras características. Nenhuma cor está presente nesse material para que a atenção da criança foque somente nas diferentes dimensões dos cilindros. As cores provavelmente atingiriam a criança antes da percepção das dimensões.

Esse material, fabricado em um bloco maciço de madeira, é lindamente lustrado e os cilindros encaixam precisamente nos buracos. As crianças ficam fascinadas pelo desafio de encaixar todos os cilindros em seus respectivos buracos!

Mas não é só. Além do objetivo direto de auxiliar a criança na compreensão mais crítica do mundo, esse material trabalha muito a pega de pinça, movimentos dos dedos fundamental para a escrita, além de ser um ótimo exercício de resolução de problema.

Thaís

Os Encaixes Sólidos que usamos são da Smirna e você pode adquiri-lo aqui.

bottom of page