top of page

PROJEÇÕES DA TORRE ROSA


Os materiais montessorianos são muitos versáteis, podendo ser interpretados e trabalhados de inúmeras maneiras a depender dos objetivos que queremos alcançar. Para ampliar ainda mais essas possibilidades, usamos materiais que chamamos de extensões. As projeções da Torre Rosa é um exemplo disso.

Essas projeções servem pra enfatizar ainda mais o desenvolvimento da discriminação visual nas crianças. Ao combinar objetos concretos com figuras planas, a criança começa a se mover do concreto ao abstrato.

Minhas meninas adoram trabalhar com a Torre Rosa e, desde que essas projeções chegaram, elas conseguem reinventar o uso do material a toda hora. Existem tantas possibilidades!!

Uma das coisas fantásticas que existe no método Montessori que facilita bastante para os pais que fazem homeschooling é o controle de erro que existe nesses materiais. A criança simplesmente se corrige sozinha.

Eu normalmente não fico do lado das meninas quando estão trabalhando. Eu apresento a atividade, faço algumas vezes com elas e, quando vejo que conseguem tocar sozinhas, vou resolver alguma coisa pela casa.

Eu notei que a Beatriz tem uma ótima discriminação visual, ela pega o cubo e sabe exatamente qual a figura plana correspondente. Mas aí eu fingi de boba e fiz uma cena colocando os cubos nas projeções erradas. Imagina a impaciência da menina em me corrigir! hahaha...

Assim, você não precisa estar do lado o tempo todo, mas participar desses momentos tão ricos de aprendizado sem levar tudo muito a sério de vez em quando é uma das coisas mais prazerosas que existem! Eu amo!

***

Essas projeções da Torre Rosa você encontra aqui.

bottom of page