INTRODUÇÃO A MATEMÁTICA COM AS BARRAS VERMELHAS E AZUIS

Essas barras te parecem familiar? É que nós já falamos sobre um material parecidíssimo com elas: as Barras Vermelhas. Elas são as mesmas, exceto por um detalhe: os segmentos azuis. As Barras Vermelhas educam a discriminação visual da criança para o comprimento, numa preparação direta para as Barras Vermelhas e Azuis. Assim, pouco a pouco, sensorialmente, a criança vai entrando no mundo da matemática.

As Barras Azuis e Vermelhas são a primeira lição de matemática no currículo montessoriano, apresentada por volta dos 3-4 anos de idade. Por meio dela, introduzimos a criança os números de 1 a 10 e o nome dos números correspondentes. Através da exploração do material, a criança também desenvolve o conceito da seqüência dos números, as combinações do 10 e aritmética básica.

Esta é uma lição de matemática importantíssima, não só por ser a primeira, mas porque permite que a criança realmente sinta que 1 é pequeno e 10 é muito grande! Elas conseguem entender facilmente esse conceito porque a barra 1 é... pequena e a barra 10 é mesmo grande, do tamanho ou maior que elas mesmas! Esse é, inclusive, um dos motivos de Montessori ser tão forte e eficiente em matemática. Ela dá a sensação (física, muscular) real dos valores dos números.

As 10 barras são dividas em unidades que se alternam em vermelhas e azuis, progredindo da primeira barra de 10 cm inteiramente vermelha, a segunda barra tem 20 cm, metade vermelha, metade azul, até a décima barra de 1 metro (100 cm), alternando seções vermelhas e azuis de 10 cm cada .

A princípio, nós não queremos que a criança memorize os números de 1 a 10 nessa ordem ou saiba contar esses números na sequência correta. A primeira intenção ao usar as Barras Vermelhas e Azuis é mostrar para a criança que cada quantidade é uma entidade separada. Por exemplo, o número 2 não é 2 porque é o segundo da fila, mas porque tem duas seções.

Essa noção de quantidade é importante para lições posteriores, quando usamos os cartões com os símbolos numéricos de 1-10 para associar às barras. Nesse ponto, a criança terá progredido da discriminaçãoo visual adquirida com as Barras Vermelhas para a contagem de cada segmento e o nome simbólico correspondente. Ela será capaz de estabelecer que cada quantidade tem um símbolo que lhe representa em forma de número!

O adulto também deve ensinar a criança na hora da apresentação que a cor vermelha deve sempre ficar do lado esquerdo. A razão para isso é que nós lemos os números (e as palavras também) da esquerda para a direita. Portanto, as barras vermelhas e azuis devem estar alinhadas a partir da esquerda, começando sempre pelo lado vermelho.

Você pode comprar as Barras Vermelhas e Azuis aqui.