top of page

AGUÇANDO O SENTIDO TÁTIL COM AS BARRAS TÉRMICAS


As Barras Térmicas fazem parte da área Sensorial e foram desenhadas para que a criança ganhe consciência e saiba distinguir até mesmo sutis diferenças de temperatura. Elas são feitas com materiais naturais que são muito agradáveis ao toque. São eles: metal, pedra, madeira e feltro. Existem caixas com até oito tipo de materiais diferentes, enriquecendo ainda mais a experiência.

As barras vêm em dupla, que é para a criança parear as barras semelhantes. Para aguçar ainda mais o sentido tátil da criança, é aconselhado que ela trabalhe de olhos vendados. Entretanto, essa criança da foto não aceitou por nada a viseira. Então, outro dia que trabalharmos com esse material explico melhor sobre o exercício.

Indiretamente, esse material também prepara para o estudo dos materiais que são condutores de energia, o estado físico das matérias, bem como os Reinos da Natureza.

Para mim, que sempre gostei de arquitetura e decoração, o mais legal desse material é demonstrar para a criança que, mesmo estando em temperatura ambiente, diferentes materiais tem diferentes temperaturas. Algumas pessoas não tem muita consciência disso, mas desde pequena fui acostumada a observar esses aspectos dos materiais naturais porque minha família atua nessa área. Quando visitávamos exposições, ouvia os comentários dos meus pais do tipo: "nossa, esse piso de madeira deixou a sala tão aconchegante!" ou "a pedra na cozinha ajuda a diminuir a temperatura do ambiente que esquenta por causa do fogão e do forno e é mais prático de limpar." e também coisas do tipo: "acho que um tapete aqui cairia bem!"

Eu nunca conseguiria chegar a um grau tão detalhado de refinamento na educação das minhas filhas sem Montessori. Eu acredito que são nesses detalhes que as grandes coisas acontecem e sou grata a este método incrível por todo o poder de absorção das coisas mais fantásticas do mundo que ele propicia às crianças.

Você acha esse material aqui.

bottom of page