top of page

SOMANDO NÚMEROS GRANDES


Nós não trabalhamos ainda com esse material que vamos apresentar hoje mas ele é tão sensacional que eu queria mostrar para vocês. A apresentação do Jogo dos Selos vem no final do trabalho com o Sistema Decimal para reforçar a posição dos números decimais e as quatro operações.

Eu já mencionei que a matemática Montessori é codificada por cor. Nesse post aqui falei sobre a codificação de cada número até 10 e agora posso explicar melhor a codificação das unidades, dezenas, centenas e milhar.

Como vocês podem ver, a unidade é representada pela cor verde, a dezena pela cor azul, centenas pela cor vermelha e o milhar pela cor verde. Essa codificação ajuda muito a criança a reforçar a posição dos números decimais e organizar seu raciocínio na hora de realizar as quatro operações com números grandes.

Hoje vou mostrar como fazemos adição estática de números da terceira ordem com o Jogo dos Selos. A partir do momento que a criança tem uma boa compreensão do sistema decimal, nós podemos apresentar esse material. Eu acho que quando minha filha estiver preparada, vai ser aquele momento "aha!" que tanto vemos acontecer em Montessori. É tudo tão intuitivo! Olha só:

Primeiro nós lemos a equação em voz alta: trezentos e vinte e quatro mais duzentos e trinta e um. E aí, construímos os números.

Depois construimos o segundo fator, abaixo de uma régua:

E para somar, a criança "varre" com a régua os selos de cima e agrupa com os selos debaixo.

Agora é só somar os selos para achar o resultado! 555!

Normalmente usamos junto com esse material um tapete listrado que orienta a criança sobre a posição das unidades, dezenas e assim vai. Eu acho que dá uma super ajudar à organização desse estudo também! Vou tentar fabricar um até a hora de apresentar de verdade esse material.

Você pode comprar esse material aqui.

bottom of page