6 LIVROS INFANTIS PARA LEITORES INICIANTES


Quem não gosta de um belo livro infantil? Além de um enredo delicioso, as ilustrações são apaixonantes (estou falando dos livros realmente bons!) Então, devo confessar, tem horas que pego os livros das meninas e fico me esbaldando, já que tem um tempo que não consigo dar cabo em um livro de adulto.

Mas quais são os critérios para se escolher bons livros para nossos filhos? Enredo? Idade do personagem principal? Ilustrações? Pra mim, é tudo isso! Eu compro com muito gosto bons livros para minhas filhas, mesmo pagando caro por alguns exemplares. Geralmente vou pelos clássicos, que não tem erro. Mas gosto também de conhecer a literatura moderna infantil, com seus livros interativos e irreverentes!

Enquanto somos nós que lemos para nossos filhos, as opções são imensas. Mas e quando a criança começa a ler? Qualquer livro infantil serve?

Uma coisa que aprendi com Montessori é sempre isolar a dificuldade. Uma coisa de cada vez. É assim que se vai ao longe. Para os leitores iniciantes, não é o enredo nem os desenhos do livros que irão prender sua atenção. É a escolha das palavras. O tamanho das frases. Alguma repetição.

Aqui vão algumas dicas para escolher os livros certos:

Palavras curtas

Concordam que é muito mais fácil ler a palavra "sol" do que "paralelepípedo"? Se fosse eu que estivesse lendo "paralelepípedo" aos 5 anos de idade, já teria dormido no meio da palavra! Então, 90% das palavras desses livros devem ser monossílabas ou dissílabas.

Palavras sem ou com poucas dificuldades ortográficas

As dificuldades ortográficas podem atrapalhar a leitura, fazendo a criança parar para pensar no som daquela combinação estranha de letras. Se a criança se depara com a palavra "carro", por exemplo, pode ler "caro" e perder o sentido da frase. Ou parar nessa palavra, perdendo a fluidez do texto.

Frases curtas

Aqui seguimos a mesma lógica da palavra. Frases curtas não cansam os pré-leitores, que já estão se esforçando muito para ler as palavras.

Frases diretas

A ordem direta das frases (sujeito+verbo+predicado) é mais comum e lógica. Inverter essa ordem em livros para iniciantes da leitura pode prejudicar a compreensão do texto, já que a ordem inversa é mais difícil de ler (e compreender).

Resumindo, o que buscamos é empatia entre o livro e o pequeno leitor. Não precisamos dar mais dificuldade do que o "aprender a ler" já carrega em si. Precisamos carregar essa criança de auto-confiança e isso, no aprendizado da leitura, se sente quando, de fato, a criança percebe que consegue ler sozinha uma palavra, uma frase, um livro inteiro! Que vitória maravilhosa!

Aqui em casa temos dois exemplares de cada uma das 3 coleções mais famosas desses livros especiais. São elas:

COLEÇÃO MICO MANECO

COLEÇÃO GATO E RATO

COLEÇÃO ESTRELINHAS

Para quem gosta de acompanhar a literatura infantil, pode achar batido a escolha desses livros. Eles foram lançados há uns 30 anos atrás (eu mesma usei muitos deles!) e continuam fazendo sucesso. As coleções são extensas e divididas em níveis de dificuldade, o que é ótimo!

Vocês conhecem outros livros que se adequam àquelas características que citei? Adoraria conhecer novos títulos! Por favor, compartilhe!

SIGA A GENTE

  • ícone facebook club montessori
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon

M20 TECNOLOGIA LTDA ME

23.514.970/0001-00