top of page

SENSIBILIDADE MORAL E ARRANJOS DE FLORES

Uma das atividades mais apaixonantes da vida prática, que engloba graça e cortesia, é a montagem de arranjos de flores. Não sei se são os hormônios femininos ou o quê, mas muitas partes da educação Montessori me deixam emocionada. É que me toca a sensibilidade dessa mulher em abordar a importância da educação humanizada, simples e singela na construção de seres humanos decentes. Ela organizou, sistematizou e inclui no seu currículo atividades tão simples como a de fazer arranjo de flores, conferindo-lhe propósito enquanto uns achavam bobagem.

Pois então, não é bobagem. Além de trabalhar bastante a parte motora (verter água no vaso com funil, cortar as hastes das flores com a tesoura, encaixar o caule da flor no vaso...), é também uma ótima atividade de estímulo sensorial (o aroma das flores, o toque e a percepção visual das cores). E quanto a construção do caráter? Maria Montessori dizia que ao refinar as habilidades sensoriais e estéticas da criança, preparamos sua sensibilidade moral. Ela acreditava que crianças que desenvolvem uma apreciação pela harmonia estética na natureza, discernindo ordem e beleza, são mais facilmente educadas moralmente.

O que mais me atrai nesta atividade é a filosofia do encantamento pelo mundo que Montessori traz à nossa casa ou qualquer outro ambiente que ela esteja inserida. Nessa filosofia, a criança é cercada de beleza e objetos bonitos desde muito pequena e é a partir daí que ela aprende a dar valor e a cuidar do seu ambiente. A criança precisa estar cercada de beleza para apreciar a beleza.

A criança aprende que é legal ter um vaso de flores em cima da mesa, que vale a pena tirar um tempo para se concentrar e montar o arranjo adequadamente, que as flores são muito delicadas e por isso devem ser manipuladas com cuidado, que quando tem um vaso de flores em cima da mesa, devemos moderar nossos movimentos para que o vaso não caia e se quebre por um esbarrão.

Essa atividade faz parte do currículo Montessori. Vá em qualquer escola Montessori e você verá essa atividade em Vida Prática. Pra mim, esse é um dos maiores benefícios e diferenciais desse modelo de educação: a educaçrão do caráter.

bottom of page