top of page

A IMPORTÂNCIA DA DISCRIMINAÇÃO VISUAL NA APRENDIZAGEM


Nosso blog é destinado a famílias que curtem acompanhar os estudos dos filhos ou assumiram a educação deles de todos os lados e praticam o homeschooling. A grande maioria que nos visita aqui, porém, não tem experiência em educação e podem não perceber a tempo a importância de se trabalhar e estimular certas qualidades na criança, na hora certa.

Como pais, nós temos uma certa agonia em ver nossos filhos lendo, escrevendo, fazendo contas... e muitas vezes atropelamos as coisas: penduramos cartazes com o alfabeto e os números na parede, que é pra "ajudar" o menino a gravar as letras e os símbolos numéricos mais rápido, como se ler e escrever fosse acontecer num passe de mágica. Mal sabemos nós que, para tudo isso acontecer, a criança precisa primeiro aprender conceitos tão básicos, que de tão básicos, podemos achar que nossos filhos aprenderão por dedução e perdemos a oportunidade de estimulá-los nesses pequenos detalhes que os levarão aos grandes resultados que tanto almejamos.

Discriminação visual é uma habilidade fundamental para a aprendizagem. As atividades de discriminação visual ajudam as crianças a identificar as diferenças pela visão e essa capacidade abre infinitas novas maneiras de compreender o mundo. Todo o ambiente Montessori é rico em estímulos visuais para a criança, desde a Vida Prática até Ciências e Cultura. Mas a verdadeira pérola do aperfeiçoamento dessa qualidade é a área Sensorial.

Os materiais da educação sensorial são um importante aliado para aperfeiçoar esse sentido e devem ser trabalhados com as crianças a partir dos 2 anos. As extensões (veja foto), por sua vez, são um bonito aspecto dos materiais sensoriais e ajudam a trazer novos olhares para o material. Com eles, a criança pode colocar em prática a habilidade de graduar e discriminar os materiais pela sua forma, altura, largura e comprimento de maneira mais direcionada.

Veja só a importância da discriminação visual na aprendizagem em diversas áreas:

Papel na Leitura e Escrita

Na alfabetização, as crianças devem ser capazes de distinguir as diferentes letras para ler e escrever palavras. A semelhança de algumas letras pode tornar esse processo muito difícil para uma criança com uma fraca percepção visual. Inevitavelmente, levará a frustração e insegurança, com a criança lutando para entender por que a sentença não faz sentido.

algumas letras que podem provocar confusão:

a e o

b e d

p e q

n e r

f e t

e e l

Papel na Matemática

Como nas letras, também encontramos algumas semelhanças entre os símbolos numéricos que podem levar a confusão:

6 e 9

3 e 8

1 e 7

2 e 5

Papel em Ciências e Cultura

Outro dia estudando os tipos de relevo com minha filha mais velha, peguei o globo e pedi que ela encontrasse baías, istmos, penínsulas, ilhas... Eu pude facilmente notar a importância de uma apuração visual para enxergar determinadas coisas no mundo. Para mim, foi mais fácil encontrar os tais relevos, mas para minha filha de 5 anos que ainda não está acostumada a perceber essas diferenças, ela se perdia um pouco. Ela não tinha desenvolvido uma discriminação visual tão refinada quanto esse exercício exigia (por isso o material de Acidentes Geográficos são excelentes, o contraste visual entre terra e água é muito forte, a criança tem a sensação do relevo nas mão e precisa se movimentar - colocar água com o jarro - para preencher o espaço da água).

Papel Social

A discriminação visual também desempenha um importante papel nas relações sociais. Todos nós deveríamos ser capazes de perceber as sutilezas nas expressões faciais e linguagem corporal para interagirmos interagirmos confortavelmente com os outros.

Embora a discriminação visual tenha um peso gigante na aprendizagem, trabalhar essa habilidade pode ser muito divertido. Todos os materiais da área Sensorial fará este serviço de maneira muito rica. Vale a pena investir!

bottom of page