top of page

PREPARAÇÃO INDIRETA PARA NÚMEROS QUADRADOS


Mais ou menos a partir dos 5 anos, podemos apresentar o Conjunto de Correntes Curtas, um material fascinante que preparará a mente matemática da criança para a compreensão de matérias mais abstratas, como a multiplicação e os quadrados perfeitos. A idéia do material é apresentar a contagem dos números pulando de 2 em 2, 3 em 3 e assim por diante. Essa habilidade de contar "pulando" os números é um grande fortalecimento da compreensão da multiplicação e servirá de preparação para o entendimento dos números quadrados mais a frente.

O material é composto por setas com números gravados da mesma cor das contas. A criança escolhe com qual ou quais corrente(s) quer trabalhar e junto pega as setas e o quadrado formado pela contas (elas são codificadas por cor). Na primeira parte, a criança colocará uma seta em cada unidade, para indicar que estamos considerando cada unidade na contagem e, a partir do segundo segmento, as setas são colocadas apenas na última conta.

Depois disso, podemos pedir para a criança contar "pulando" os números de 3 em 3, por exemplo. Praticando essa atividade constantemente, a criança de 5 anos poderá, inclusive, memorizar a tabuada dos números até 10!!

Depois da criança dominar a habilidade de contar "pulando", podemos mostrar como 49 é o quadrado perfeito de 7, por exemplo, simplesmente dobrando a corrente em zigzag. Dobrando a corrente dessa forma, formamos um quadrado exatamente igual ao quadrado do material!

Podemos sobrepor um ao outro para mostrar a criança como são realmente iguais! É ou não é um maravilhoso exercício visual para entender os números quadrados?

Não é maravilhoso como usar materiais que podem ser manipulados pela criança pode facilitar imensamente a compreensão de matérias abstratas?

bottom of page