QUARTO MONTESSORI DE 2 A 6 ANOS

O que faz um quarto ser montessoriano? Cama no chão? Prateleiras baixas para guardar brinquedos? Um belo espaço para a criança se movimentar e brincar? Bem, essas premissas podem ser verdadeiras enquanto nossos filhos ainda são bebês e funcionam melhor ainda com primogênitos ou filho único. No meu caso, com a chegada inesperada (nós não temos caso de gêmeos na família e ter gêmeos nunca passou pela minha cabeça! Pode imaginar nossa surpresa?) de duas bebêzinhas de uma só vez, tivemos que abandonar alguns desses padrões, fincar os pés na realidade e partir para a praticidade. Afinal, três crianças teriam que caber em um único quarto.

Então, para que Montessori entrasse na nossa realidade e as meninas continuassem a receber os benefícios de aplicar o método em casa, nós fizemos alguns ajustes, excluímos alguns ítens considerados "obrigatórios" e investimos num ambiente realmente preparado para a idade delas.

Eu listei alguns pontos a se pensar na hora de montar um quarto Montessori para crianças mais velhas e que pode funcionar bem para famílias mais volumosas, inclusive com irmãos de sexo diferente que compartilham o mesmo quarto.

Cama

A primeira coisa que meu marido e eu decidimos quando a Bia e a Duda já não cabiam mais no berço (sim, usamos berço e esse pode ser assunto para um outro post), foi colocar duas camas de casal para elas. Foi a maneira mais confortável e que economizava mais espaço que encontramos. As meninas já andavam, e por isso subir e descer da cama não era um problema, pelo contrário, era divertido e até desafiador no início. Colocamos também um protetor lateral pra proteger das quedas (usamos até quando elas tinham por volta de dois anos e meio) e pronto. Funcionou que foi uma beleza!

Acompanhando um grupo de famílias montessorianas no facebook, vejo que às vezes a cama se torna um grande dilema para as famílias. Não é pra ser assim. Montessori para famílias tem que ser um caminho e, honestamente, a cama é uma parcela muuuuito pequena da independência que você pode promover para seu filho em casa. Então, simplifique e dê as mão para a sua realidade.

Minimalismo

Com o espaço praticamente tomado pelas camas, não sobrou muito lugar para outras coisas. Mas o que poderíamos pensar ser uma desvantagem, no final das contas nos salvou de cometer alguns exageros. Nós não tínhamos espaço para colocar os brinquedos delas no quarto (eles foram para um outro quartinho inutilizado), muito menos uma estante. O lado bom disso é que na hora de dormir, não existe nada para distraí-las ou estimulá-las. O quarto é um lugar tranquilo, de sossego e descanso.

Livros

As únicas prateleiras que temos no quarto são três nichos antigos que estavam nesse mesmo lugar muito antes das minhas três filhas nascerem. É lá que guardo a coleção de livros infantis que venho colecionando desde que me tornei mãe. São livros de estória, contos clássicos, livros mais modernos e interativos e fábulas (sim, leio fábulas para as meninas que, apesar de se distanciarem da realidade com os seres antropomorfos, trazem contribuições valiosíssimas sobre virtude e caráter). Livros sobre mapas, ciclos de vida e outras coisas interessantes, eu tento deixar mais naquele quartinho com os brinquedos e os materiais montessorianos.

Aconteceu, inclusive, dos livros ficarem super à mão quando deitamos na cama depois do almoço para uma sesta. É um dos momentos mais gostosos do dia!

Promoção da independência e ordem

Eu sei que não sou a única felizarda de ter em casa três meninas que trocam de roupa 368 vezes por dia! Me parece que isso é natural nas crianças dessa idade (especialmente meninas?) O cabidero é o lugar delas colocarem a toalha, o pijama, a roupa usada que ainda pode ser vestida numa próxima oportunidade (raro) ou o vestido da festa logo mais tarde.

A cadeira cubo é um grande coringa pra quem não tem espaço sobrando, além de ter um design moderno, minimalista e inteligente. A cadeira cubo vira também uma mesa! Era tudo que eu precisava! Então, é um lugar para as meninas calçarem os sapatos, sentar para folhear um livro ou uma mesa para colorir ou quando uma delas precisa de um pouco mais de privacidade e silêncio para fazer uma atividade mais difícil.

Esse espelho foi o mesmo que usei quando Beatriz e Eduarda era bebês na área de movimento. Agora elas usam o espelho para pentear seus cabelos, passar perfume, conversar, dançar, se namorar e ver se estão bonitas com aquela roupa especial. Aprender a cuidar de si tem grande importância na construção da dignidade da criança.

Ambiente afetivo e interessante

Na parede do quarto, os quadrinhos que mandei fazer para a porta da maternidade e as mãozinhas e os pézinhos de cada uma carimbados e envoltos numa bonita moldura são uma lembrança maravilhosa do dia que chegaram neste mundo e iluminaram nossa vida. Elas sempre perguntam sobre eles, só para ouvir as histórias do dia que nasceram. Eu vejo que isso traz tanto conforto a elas...

Do outro lado da parede, belas ilustrações infantis e guirlandas sobre algum assunto interessante do nosso mundo. Eu tenho uma certa caída por guirlandas e estou sempre fazendo um rodízio com elas. Eu acho tão alegre, abre espaço para conversas legais e é um jeito simples e fácil de mudar a decoração do quarto um pouquinho.

Eu nunca achei legal usar personagens comerciais na decoração infantil e Montessori só veio corroborar essa minha preferência. Tudo bem seus filhos amarem os personagens da Disney, as minhas também amam! Mas usar esses temas na decoração do quarto é como colocar um funil nas infinitas possibilidades do imaginário infantil (que não se limitam apenas à Disney, a propósito) Aproveite esse espaço para cultivar novas referências, interesses, ampliar a curiosidade da criança sobre o mundo natural, varie os estímulos. Diminua a infantilização boba e desnecessária do quarto. Aprender a apreciar um ambiente bonito, harmonioso e interessante começa por um bom repertório dentro de casa.

O quarto montessori não tem nada de luxuoso e complicado. Muito pelo contrário. Ele tem que ser simples. Mas a simplicidade de Montessori também não se confunde com o modesto. É sim um ambiente rico, interessante, único, onde a qualidade supera infinitamente a quantidade.

SIGA A GENTE

  • ícone facebook club montessori
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon

M20 TECNOLOGIA LTDA ME

23.514.970/0001-00