top of page

RECEITINHAS DA LAILA: LIVRO DE RECEITAS ILUSTRADO

Eu venho procurando um livro de receitas ilustradas para as meninas há algum tempo, mas nunca encontrei. Já pensei em procurar umas ilustrações na internet e achar uma receita bacana que pudesse ser transcrita pelos desenhos. O projeto também nunca foi pra frente. Então, quando eu vou para a cozinha com as meninas, eu geralmente tenho que deixar tudo preparado e separado para elas e ficar ditando o que elas devem fazer.

Eis que, essa semana, Valentina chega em casa com esse livro de receitas que pegou emprestado na escola. Não deu pra acreditar! Ela achou aquilo que eu estava procurando há tanto tempo sem nem mesmo saber da minha vontade! Ela estava tão empolgada com o livro (afinal, foi ela mesma que escolheu) que não me deu sossego enquanto não fomos para a cozinha preparar uma receita.

Receitinhas da Laila, da Jussara Zottmann, é esse livro que tanto procurava. Não é só um livro para a criança aprender a cozinhar de verdade. É um livro para a criança se apaixonar pela cozinha. As receitas são muito tranquilas de serem feitas e é totalmente voltado para o paladar da criança. Acho que a indicação é para crianças a partir de 3 anos, mas se você é uma mãe pra frente como eu, pode até colocar seu filho mais novo para se aventurar pelas receitas.rsrs

O que eu achei mais legal do livro, além das receitas que são ótimas e o fato delas serem ilustradas, é que a autora teve o cuidado de fazer um combinado com a criança (e com os pais também) de que, para cozinhar, é preciso estar com muita vontade de fazer uma comida gostosa (por favor, não force a criança se ela não está afim, ok?) e lavar a louça e limpar o lugar onde cozinhou (tão Montessori isso!).

Outra coisa legal é que as receitas são muito simples, os ingredientes fáceis e, se a receita for ao forno, microondas ou liqüidificador, ela deixa destacado do lado do título, que é pra você saber de antemão se vai topar ou não seu filho manipular esses equipamentos. Achei muito legal!

A Valentina escolheu fazer o dindin de melancia. Uma receita tão fácil, mas cheia de atividades de vida prática! =) Ela cortou a melancia com a faca, mediu a quantidade na xícara, verteu água, mediu uma colher de açúcar, peneirou e usou o funil! Uma receita que exige muito controle das mãos!

A cozinha é um laboratório riquíssimo para a criança. É muito bom sabermos tirar proveito do que temos em casa... Atividades simples e fáceis são a chave para que essas experiências não sejam esporádicas, mas que virem um hábito na família. O livro da Jussara, com todas essas qualidades, provou ser mais útil do que eu imaginava. Ele trouxe escolhe, interpretação, ordem, sequência e independência para a Valentina na cozinha.

bottom of page