top of page

REVISANDO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS ATRAVÉS DO TATO


Já tem algum tempo que não trabalhamos com os Sólidos Geométricos, então resolvi checar como anda a memória da Valentina com relação às formas geométricas.

Primeiro, revisei os nomes dos sólidos com ela através dos cartões de nomenclatura. Comecei com os sólidos mais comuns: cubo, esfera, cone e cilindro e depois parti para os menos conhecidos. Caso a criança não saiba ler, você pode ler o cartão para a criança e ela posiciona no sólido correspondente.

Depois desse exercício de revisão, nós fizemos uma atividade que as crianças adoram: cobra-cega ou, tecnicamente falando, reconhecimento estereognóstico. Ao invés da criança usar uma venda nos olhos, nós podemos cobrir a cesta com um lenço bonito e de toque agradável que impeça a criança de enxergar as formas.

Este é um ótimo exercícios de internalização das características de cada sólido (plano, curvo, quantidade de lados, base redonda, base quadrada...), já que a criança precisará usar e aguçar seu sentido de tato para "enxergar" a forma e adivinhar de qual se trata.

A criança pode escolher um sólido e nomeá-lo, colocando-o fora da cesta ou você pode solicitar que a criança pegue, por exemplo, o ovóide e ela terá que manusear todos os sólidos até encontrar o tal sólido com as características de um ovóide. Muito eficiente e muito divertido!

bottom of page