top of page

EXERCÍCIOS DE TRAÇADO - NOVIDADES!!


Como praticante da Educação Montessori, eu nunca tinha feito os exercícios tradicionais de traçado com minhas filhas. Usar papel e lápis, nas idades de 2 a 6 anos, é muito raro no currículo Montessori, então era algo que nem passava pela minha cabeça!

Mas ficar afastada das atividades do blog me fez prestar atenção nessas atividades tradicionais que outras colegas do homeschooling tanto faziam com seus filhos. Foi aí que decidi baixar um arquivo que uma delas tinha disponibilizado gratuitamente e oferecer para minhas meninas.

Qual foi minha surpresa com a falta de capacidade delas (as mais novas - de 3 anos e meio) em fazer os exercícios?! Eu fiquei meio chocada! Elas preferiram desenhar no papel do que traçar as linhas e rasuraram todo o exercício numa demonstração de frustração. Fora a total falta de interesse em ligar aqueles pontinhos minúsculos que se embrenhavam entre si. Fiquei até meio desesperada porque, além de não conseguirem completar corretamente a tarefa, negligenciando totalmente a proposta, começaram a dizer que estavam com sono, que o dedo estava doendo ou que queriam beber água, numa tentativa de fugir daquela situação. Um dejavú bateu em mim e me deu um desesperozinho: só conseguia lembrar dos meus pais angustiados, suplicando para meu irmão e eu estudármos para evitar a catástrofe no final do ano. Temi por um instante a hipótese de seguir o mesmo caminho angustiante com minhas filhas.

Fiquei pensando o que tinha dado errado para elas não conseguirem/ quererem fazer os exercícios, se era falta de habilidade ou se era falta de costume com aquele tipo de atividade tão diferente para nós. Eu conheço a capacidade motora das minhas filhas e tinha certeza que esse não era o motivo. Talvez a falta de costume em usar papel e lápis em uma atividade mais direcionada, mas mesmo assim alguma coisa não encaixava.

Fui dormir com aquilo na cabeça, até que tive um click! Aqueles desenhos era muito pequenos e complicados para elas, ainda. Se fossem maiores, mais amplos e simples, talvez elas se interessariam. Corri para o computador e bolei esses exercícios de traçados, buscando o real ponto de interesse da criança e seguindo os princípios de simplicidade e clareza de Montessori.

O resultado foi um grande sucesso! Elas ficaram um bom tempo traçando linhas simples compridas, na vertical, horizontal e inclinadas, subindo e descendo suas mãozinhas e se esforçando para controlá-las quando passaram para as formas básicas.

Assim, decidi inaugurar minha lojinha de exercícios montessorianos ou com inspiração Montessori para imprimir e praticar em casa. Eu sei que a mágica do ensino Montessori reside nos materiais do método e na forma de aplicá-los mas entendo também a frustração das mães seguidoras do método em colocar esses exercícios em prática sem os materiais, normalmente muito caros.

Seguir a criança, como dizia Montessori, é bem isso. É nunca culpar a criança pela sua falta de interesse em algo, mas descobrir o que faz seus olhinhos brilhar e a motiva a REALIZAR!

Você pode baixar esses exercícios aqui.

bottom of page