top of page

CARTÃO DE 3 PARTES (SAPOS)


cartão de 3 partes montessori

Outro recurso muito presente no método Montessori são os Cartões de 3 partes. Você já ouviu falar deles? O objetivo principal desse material é enriquecer e ampliar o vocabulário e por isso pode ser usado com crianças bem pequenas (a partir de 1 ano, usamos os cartões de duas partes, sem o nome, para a criança pequena fazer o pareamento das imagens).

Essa também é uma maneira muito realista e objetiva de ensinarmos classificação às crianças, motivo esse desses cartões também serem chamados de Cartões de Classificação. O conjunto de cartões sempre tratarão de um único tema por vez, mas os temas são infinitos! Em zoologia, por exemplo, podemos abordar mais tecnicamente as partes do corpo do sapo, o primeiro anfíbio estudado pela criança. Uma criança inserida em um ambiente Montessori com bons recursos, já deve ter trabalhado com os quebra-cabeças de zoologia, materiais mais concretos e interessantíssimos, ideais para crianças bem pequenas. Ao crescer, a criança passa a usar materiais mais abstratos e a receber mais informações a respeito do tema e é aí o grande papel dos Cartões de 3 Partes.

Eu criei esses cartões sobre as partes do corpo do sapo seguindo rigorosamente as diretrizes montessorianas. No arquivo em PDF, você encontra duas versões dos cartões: uma colorida e outra preto e branco no mesmo arquivo.

cartão de 3 partes montessori

Atrás dos cartões há informações interessantes sobre cada parte do corpo do animal, colocadas de maneira muito direta. A criança começa a compreender as particularidades do animal e o motivo de classifica-lo como anfíbio.

Outro uso dos cartões que os tornam incrivelmente versáteis é o da leitura. A criança montessoriana, normalemente, tem um percepção visual bastante apurada devido ao uso dos materiais sensoriais (tão ricos, tão afiados!). Assim, crianças que ainda não lêem são capazes de identificar as palavras e parear corretamente o cartão. É incrível! (isso deve inclusive fazer parte dos treinos de leitura dinâmica, eu acho). Quando a criança começa a ler, obviamente, o objetivo passa a ser ler os cartão e parear com a imagem correta.

As meninas estão adorando trabalhar com esses cartões e o bom é que eles são super acessíveis! Eu vou fazer o máximo para conseguir produzir esses cartões nos mais variados temas. Se você tem interesse em algum específico, fique à vontade para me fazer recomendações! Vou adorar!

Você pode fazer o download desse arquivo aqui.

bottom of page