top of page

LIVRETOS DAS CONTAS COLORIDAS - DEZENAS DE 10 A 19


Eu estou sempre procurando oportunidades para a Valentina (5) praticar a escrita aqui em casa. Você pode achar estranho eu falar isso, porque isso é tão normal, mas quando a gente pratica home school com os materiais Montessori, nós queremos tirar o máximo proveito deles e, até certa idade, nós evitamos o lápis e o papel.

Acontece que ela está completando 6 anos e agora começamos a transição dos materiais concretos para lições mais abstratas. O entendimento dos conceitos foi facilitado bastante com a manipulação dos materiais e agora ela já é capaz de fazer abstrações e anotações.

livreto das contas coloridas

Esses livretos das contas coloridas são muito simpáticos para a criança, são caderninhos simples que ela poderá folhear de lá pra cá, daqui pra lá. O bom desses exercícios é que não precisamos ter as contas para praticá-lo. Eu sempre penso nas pessoas que lêem o blog e querem fazer as atividades mas não podem pela dificuldade de acesso aos materiais. Então, essa pode ser uma boa oportunidade. =) Se a criança já trabalhou com as contas coloridas, já estará familiarizada com as contas e saberá prontamente a resposta do problema, bastará anotar o resultado.

Outra coisa legal desse arquivo, é que temos 4 níveis de dificuldade nele. O primeiro, a criança terá o número da resposta pontilhado, no segundo, apenas o espaço para escrever sua resposta. No terceiro nível, deverá escrever a palavra correspondente ao número que estará pontilhada e no quarto e último nível, terá apenas o espaço para escrever a palavra com a resposta. =)

Aqui tem feito bastante sucesso, mas não passamos ainda do segundo nível. Eu peço para ela fazer os exercícios a lápis, depois apago e pronto! Podemos repetir quantas vezes achamos necessário!

Você pode baixar esse aquivo aqui.

bottom of page