top of page

TABUADA DA ADIÇÃO


Paralelo ao esforço que viemos fazendo na área da linguagem com a pré-alfabetização da Valentina, estamos fazendo também na matemática com a adição.

Há muitas variações de exercícios de adição em Montessori, o que é ótimo para trabalhar a percepção e a compreensão da criança diante dessa operação. Mas é importante para criança memorizar os fatos das operações matemáticas a fim de trazer respostas mais rápidas no seu dia-a-dia.

estante montessori de matemática

Uma das maneiras da criança memorizar informações é mecanicamente, através da repetição. Maria Montessori, no entanto, desenvolveu muitos materiais que propõem exercícios diferentes para a memorização desses fatos e é essa variedade de atividades que mantém a imaginação da criança viva. A matemática Montessori é muito envolvente!

Um exercício que estamos praticando por aqui é com as Tábuas das Réguas de Adição e anotando as respostas nos papeizinhos da tabuada da adição.

P.S.: me enganei ao utilizar o material quando o lado correto da tábua de adição seria o de linhas quadriculadas azuis e não vermelhas. Como a cor da adição na matemática Montessori é vermelho, usei a dedução e acabei errando. Peço desculpas pelo erro.

bottom of page