ADIÇÃO E MEMORIZAÇÃO


É fantástico descobrir as versatilidades dos materiais Montessorianos enquanto se trabalha com eles. Para uma pessoa que não teve treinamento formal do método como eu, me encanto e me empolgo cada vez que descubro uma nova chance de se melhorar a criança, sem que com isso nós tenhamos que recorrer a meios punitivos ou coercitivos. Não há necessidade de entristecer a criança para fazê-la aprender!

Eu estava acompanhando a Valentina numa atividade de adição utilizando as Barras Vermelhas e Azuis (sim, podemos usar esse material introdutório de Matemática para crianças mais velhas!). Ela escolhia duas barras e as juntava de ponta a ponta. Depois, ela escrevia a operação matemática de adição numa folha quadriculada e colocava a resposta, somando os segmentos vermelhos e azuis.

Mas em determinado momento, notei que ela estava desconcentrada, ela ia e voltava às barras toda vez que ia anotar os números no papel. Então, pedi que ela, ao contar os segmentos, falasse a operação completa (quatro mais dois é igual a seis) em voz alta e só depois escrevesse os números no papel, mas sem recorrer a contagem das barras na hora de escrever.

Era claro que uma parte muito importante do processo de aprendizagem não estava sendo utilizado ali: a memória! Essa "brecha" tirou sua disciplina da atenção, já que ela poderia voltar às barras quando quisesse.

O fato das Barras serem longas também dificulta a memorização. É a parte sensorial provando seu peso na absorção da atividade! Demorou um pouquinho para ela começar a firmar sua atenção nos números, mas esse "pequeno" detalhe no rigor da apresentação, fez MUITA diferença no resultado da lição!

SIGA A GENTE

  • ícone facebook club montessori
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon

M20 TECNOLOGIA LTDA ME

23.514.970/0001-00